Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Caminho do Queijo reúne queijarias premiadas no interior SP
Amparo e Joanópolis têm queijarias que oferecem visitas guiadas, almoços e degustações

O Caminho do Queijo Artesanal Paulista, criado em 2017, abrange 13 propriedades rurais de cidades diferentes que produzem queijos de vaca, búfala, cabra e ovelha – todos os produtos identificados por um selo de qualidade de produção.
São elas a Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Santa Helena (Sete Barras), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São José do Rio Pardo), Pardinho Artesanal (Pardinho), Pé do Morro (Cabreúva), Queijaria Belafazenda (Bofete), Queijaria Rima (Porto Feliz), Cabanha Mulekinha (Ibiúna), Lano-Alto (Catuçaba), Q.JO Martina (Boitúva) e Capril do Bosque (Joanópolis). Vamos destacar duas delas:   

Fazenda Atalaia, Amparo  
Instalada em uma fazenda do século 19, a 128 quilômetros da capital paulista, a queijaria começou a sua produção de forma informal há mais de 20 anos. Hoje, a Fazenda Atalaia reúne no catálogo produtos premiados como o Tulha, queijo de casca dura, picante e frutado que foi medalha de ouro no World Cheese Award 2016-17. Não deixe de experimentar também as duas versões de sabor suave do queijo Mantiqueira: o primeiro de casca maturada com alecrim e, o segundo, mais cremoso e lavado na cerveja Stout. 
A loja funciona diariamente das 9h às 17h. Mas, de quarta-feira a domingo, a fazenda também serve café da manhã (das 9h às 11h30) e almoço (12h30 às 15h30). Já nos finais de semana e feriados, há uma visita guiada para conhecer a história da fazenda. Em nenhum dos casos é necessário reservar com antecedência

Capril do Bosque, Joanópolis 
Sob a batuta da mestre queijeira Heloisa Collins, a fazenda a 120 quilômetros de São Paulo se tornou referência na produção de queijos de cabra no Brasil. Um dos destaques é o Cacauzinho, maturado sobre uma cobertura de cacau e baunilha do Pará. Aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, a fazenda promove um tour pela criação das cabras e almoço com pratos à base de queijo de cabra no Bistrô do Bosque. É preciso reservar com antecedência pelos Whatsapp (11) 9 5069-6850 e (11) 95555 9232. Além disso, há uma loja vendendo os produtos Capril do Bosque, aberta diariamente das 10h às 16

Veja mais
Autor: Viagem & Turismo
Data: 04/03/2022