Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Turismo lança cartilha que orienta sobre o segmento náutico

Rica em belezas naturais, Itanhaém possui diversos pontos e atrativos turísticos ligados à natureza, dentre eles, os mais procurados estão relacionados ao turismo náutico e de pesca. Porém, para que sejam explorados de forma correta, é necessário seguir algumas regras que se aplicam em cada localidade. Desta forma, a Secretaria Municipal de Turismo está disponibilizando no site oficial da Prefeitura, neste link, uma cartilha baseada na legislação contendo recomendações do que pode e o que não pode ser feito em alguns destes ambientes. 

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter, no Youtube e no  Flickr

O documento contém informações sobre os locais cujos são permitidas as práticas do turismo náutico e de pesca no mar, ilhas, lajes, parcéis e nos rios, e, instruções do que é permitido nas atividades de mergulho, velocidade das embarcações, desembarque nas ilhas, radioamadorismo, esporte de aventura, entre outros. O estudo para elaboração desta cartilha foi feito por técnicos da Secretaria de Turismo e revisado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) junto a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APA Marinha Litoral Centro).

Você sabia que Itanhaém é referência nacional na pesca oceânica em quantidade, diversidade e espécies específicas como a Caranha que é um dos peixes mais fortes do nosso litoral? Ou, que não pode pescar ou mergulhar dentro do raio de um quilômetro a partir da Ilha da Queimada Pequena? Sabia ainda que um dos dez lugares mais perigosos do mundo é a Ilha da Queimada Grande? Nela habitam as temíveis jararacas-ilhoas que são as serpentes mais venenosas do mundo!

Sabia também que existem três navios naufragados com profundidade de oito a trinta e cinco metros no entorno da Ilha da Queimada Grande e que são muito procurados para fazer o mergulho contemplativo? Essas e outras curiosidades já estão disponíveis na cartilha .

“Com esse novo material, além de orientar moradores e turistas, as operadoras e agências de turismo terão a oportunidade de criar novos roteiros, atrair novos clientes e desenvolver novas atividades no turismo náutico e de pesca. Tais iniciativas são necessárias para uma melhor organização do setor”, explicou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

É importante ressaltar que muitos dos locais indicados para a prática do turismo náutico e de pesca estão inseridos em Unidades de Conservação – UCs (federais ou estaduais) e que cada uma tem seus instrumentos de ordenamento e gestão.

Para mais informações e esclarecimentos sobre a cartilha, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo pelos telefones (13) 3426-7922 e 3427-4777.

LEIA+
Autor: Prefeitura de Itanhaém
Data: 04/08/2023