Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Guaratinguetá: turismo religioso
Guaratinguetá, destaque no Vale do Paraíba, integra a Rota da Fé com Cachoeira Paulista e Aparecida, atraindo 1,2 milhões de turistas anualmente.

Guaratinguetá é uma das mais importantes cidades da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. O município pertence ao Circuito Turístico Religioso e contribui junto de Cachoeira Paulista e Aparecida para a conhecida Rota da Fé, atraindo todos os anos cerca de 1,2 milhões de turistas de todo o Brasil.

Uma das atrações mais procuradas é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, considerada uma das sete maravilhas da cidade de Guaratinguetá. Ela está localizada ao lado do museu Memorial Filhas Maria Auxiliadora. Em 1921, Monsenhor João Filippo, enquanto construía o orfanato para mulheres pobres de Guaratinguetá, dedicou a obra, colocando-a sob proteção de Nossa Senhora.

Para isso, o padre foi até a França e trouxe de lá algumas pedras do mesmo local da primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes. As pedras foram colocadas ao pé da imagem da santa, onde passam todas as águas das bicas. Algumas graças alcançadas estão registradas na parede da capela da gruta, que se tornou um local de peregrinação devido às bênçãos alcançadas, sendo ponto de parada de peregrinos de todo o país, recebendo cerca de 100 mil visitantes todos os anos.

A Casa de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, é aberta à visita, permitindo que os turistas conheçam o lar onde o santo nasceu em 1739 e viveu até os seus 21 anos. O lugar recebe cerca de 10 mil visitantes durante todo o ano. A casa simples, com apenas dois cômodos, foi reconstruída em 1989, mantendo a arquitetura original e o piso de pedra.

Os milagres realizados pelo primeiro santo brasileiro e sua história são apresentados através de uma exposição de quadros. O espaço está aberto para visitação todos os dias, das 8h às 18h.

O Museu Frei Galvão, além de uma vasta variedade de arte sacra e artesanato regional, reúne também inúmeros documentos e registros históricos relacionados ao beato. Assim como a Casa de Frei Galvão, o espaço está aberto para visitas todos os dias, das 8h às 18h.

A arquitetura dos templos religiosos também chama a atenção, como a Catedral de Santo Antônio, que reúne beleza e fé desde o século XVIII. O templo religioso, erguido em 1630, foi o local de batismo de Frei Galvão em 1739 e recebeu sua primeira celebração de missa em 1762.

As pílulas de Frei Galvão são famosas por sua eficácia na melhoria da saúde dos enfermos, o que torna sua busca frequente. Em Guaratinguetá, as pílulas são distribuídas no Santuário de Frei Galvão, no Seminário de Frei Galvão e na Catedral de Santo Antônio, tanto de forma presencial quanto por correspondência. Na matriz, as pílulas são distribuídas todos os dias, das 8h às 17h.

O Buriti Shopping Guará, um dos mais importantes espaços de compras e lazer na cidade, é um dos locais mais procurados por todos que a visitam. Marcela Lisbôa, coordenadora de marketing do shopping, comenta que a estrutura do centro de compras está preparada para ser um apoio aos turistas que passam por lá: “Quem visitar a cidade pode contar com a nossa estrutura não só para alimentação, mas também como opção de roteiro e lazer”.

Serviço

O Buriti Shopping Guará está localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no bairro Campo do Galvão, em Guaratinguetá.

Horário de funcionamento: Lojas e quiosques, segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h. A praça de alimentação funciona todos os dias, das 11h às 22h.

LEIA+
Autor: Jornal de Guará
Data: 16/04/2024