Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

3 curiosidades sobre os azeites de Santo Antônio do Pinhal
Os azeites de Santo Antônio do Pinhal vêm em uma variedade de perfis de sabor, desde os mais suaves e frutados até os mais intensos e picantes.

Santo Antônio do Pinhal, além de sua rica tradição gastronômica centrada no pinhão, também é lar de uma joia culinária menos conhecida, porém igualmente notável: os azeites produzidos localmente.

Aqui vamos explorar algumas curiosidades fascinantes sobre os azeites de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, e descobrir por que eles são tão especiais.

1: Artesanal

Diferentemente dos grandes produtores de azeite, os azeites de Santo Antônio do Pinhal são frequentemente produzidos de forma artesanal, com atenção meticulosa aos detalhes em cada etapa do processo.

Os produtores locais muitas vezes cultivam suas próprias oliveiras e colhem as azeitonas à mão, garantindo uma qualidade excepcional em cada garrafa.

A região de Santo Antônio do Pinhal desfruta de um clima favorável para o cultivo de oliveiras, com invernos frios e verões amenos. Essas condições climáticas ideais contribuem para a produção de azeitonas de alta qualidade, que por sua vez resultam em azeites excepcionais, com sabores e aromas distintos.

2: Variedade

Os azeites de Santo Antônio do Pinhal vêm em uma variedade de perfis de sabor, desde os mais suaves e frutados até os mais intensos e picantes. Cada produtor localiza e combina diferentes variedades de azeitonas para criar a composição de sabor desejada, resultando em uma ampla gama de opções para os conhecedores de azeite explorarem.

3: Sustentabilidade

Muitos produtores de azeite em Santo Antônio do Pinhal adotam práticas agrícolas sustentáveis e orgânicas, cultivando suas oliveiras sem o uso de produtos químicos nocivos. Isso não apenas preserva a saúde do solo e do meio ambiente, mas também se reflete na qualidade e pureza dos azeites produzidos.

Com sua produção artesanal, variedade de sabores e aromas, e compromisso com a qualidade e sustentabilidade, esses azeites encantam os paladares mais exigentes e agregam um toque especial à culinária local. Se você é um entusiasta da boa comida, não deixe de explorar os azeites de Santo Antônio do Pinhal e descobrir por si mesmo o que os torna tão excepcionais.

Jader Faria, presidente da ACASAP, falou sobre a importância dos azeites para a região.

"Tenho o privilégio de testemunhar o reconhecimento internacional que nossa cidade recebe como referência na produção de azeites premiados. É com grande satisfação que vejo nossos produtores locais sendo aclamados por sua excelência na produção de azeites de qualidade superior, que conquistam paladares ao redor do mundo", declarou.

Quero saber mais

Saiba mais sobre o turismo na região através da ACASAP (Associação Comercial e Turística de Santo Antônio do Pinhal). É possível seguir a associação no Instagram. E também acessar seu site oficial.

Prestigie a gastronomia, a cultura, a natureza e a hospitalidade de Santo Antônio do Pinhal. A próxima viagem perfeita da sua família é aqui. Aguardamos sua visita.

LEIA+
Autor: G1
Data: 20/03/2024