Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

10 atrações de ecoturismo no Litoral Norte de São Paulo
Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba tem trilhas, cachoeiras, rios e muitos atrativos naturais

O Litoral Norte de São Paulo é o destino perfeito para ecoturismo e atividades em contato com a natureza. A região, que abriga boa parte da Mata Atlântica preservada do estado, é composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que contam com trilhas, cachoeiras, rios e muitos outros atrativos naturais.
1. Trilha da Torre 47 (Bertioga)
Localizada perto do centro da cidade, a trilha de cinco quilômetros passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de Mata Atlântica e restinga.
Com um trajeto de cerca de quatro horas, ida e volta, passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47, chegando até a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. O lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves e banho de rio.
2. Trilha do Guaratuba (Bertioga)
A Trilha do Guaratuba, a mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Nesse roteiro, é possível encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos. O local também é ótimo para atividades de educação ambiental, passeios, ciclismo e corridas.. 
3. Passeios Náuticos (Caraguatatuba)
Em um passeio de lancha por Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.
Há também a Ilha do Tamanduá, com 1.133 m², que é coberta por vegetação natural e conta com cinco praias: do Fogaça, da Fazenda, do Meio, da Laje e do Sururueiro.
4. City tour 4×4 pelas praias ou mirantes (Caraguatatuba)
Outra boa opção para conhecer as praias da cidade, como Cocanha, Mococa e Martim de Sá, é um passeio de 4×4. Além disso, há opção de tour que visita as principais atrações histórico-culturais da cidade, assim como o complexo Mirantes da Orla, que reúne três mirantes: o do Mangue, do Costão e o do Pôr do Som. Além de oferecer bela vista da região – incluindo as cidades vizinhas de São Sebastião e Ilhabela – o local foi projetado para funcionar como um point cultural, recebendo eventos musicais.
5. Trilhas da Travessia Bonete-Castelhanos e Subida do Baepi (Ilhabela) 
A cidade tem diversas trilhas para quem curte trekking na natureza, principalmente no Parque Estadual de Ilhabela. Há, inclusive, opções para aqueles que gostam de percursos longos. A Travessia Bonete-Castelhanos, por exemplo, percorre todo o sul da Ilhabela, passando por sete praias, além de cachoeiras e comunidades caiçaras.
Já a trilha que leva até o Pico do Baepi tem nível de dificuldade difícil e percurso de 7,4 quilômetros (ida e volta). Antes do primeiro quilômetro, possui um belo mirante com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes, protegidas pela Estação Ecológica de Tupinambás.
6. Observação de cetáceos (Ilhabela) 
Com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, Ilhabela abriga 11 espécies de baleias e golfinhos que frequentam a região ao longo do ano. A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Na cidade, elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto. Outra que marca presença constante por ali é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente.
Os golfinhos também dão um show no mar, já que o arquipélago é privilegiado pela presença de sete espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradoras ilustres, embora difíceis de serem avistadas.
As orcas, por sua vez, visitam o destino esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.
7. Rapel Maresias-Paúba (São Sebastião)
Ligando as praias de Maresias e Paúba, a trilha de dois quilômetros proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço.
Além disso, para os aventureiros, o final do passeio leva até o Costão da Paúba, local ideal para a prática de rapel. Com dez metros de altura e duas descidas, o rapel de Paúba é indicado para todos os níveis de praticantes, inclusive os corajosos de primeira viagem.
8. Trilha Ribeirão de Itu (São Sebastião)
Formado por três cachoeiras, o complexo Ribeirão de Itu situa-se em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso tem nível moderado e segue entre rio e mata, levando até as quedas: da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro).
Durante a trilha, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, encontrando espécies de flora como figueira, bicuíba e a própria samambaiaçu – árvore que dá nome à queda d’água e, em tupi, significa samambaia gigante.
O roteiro se divide em duas partes: de um lado, as cachoeiras da Pedra Lisa e da Hidromassagem, sendo a primeira a mais alta do complexo; e do outro, Samambaiaçu, com um percurso mais complicado, mas que é compensado pela exuberante vegetação e pelo poço para banho.
9. Parque Estadual Ilha Anchieta (Ubatuba)
A Ilha Anchieta faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Oferecendo grande oportunidade de integração à natureza, com rica fauna e flora e um mar transparente propício para mergulho, o local é ideal para um passeio de escuna ou lancha, ou um roteiro por trilhas com mirantes e vistas imperdíveis.
A ilha também abriga um complexo de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de edificações conservadas, incluindo o Presídio, onde ocorreu uma das maiores rebeliões nos anos 1950.
10. Núcleo Picinguaba (Ubatuba)
O Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, é responsável pela conservação de 80% da área territorial do município e é composto por aproximadamente 47 mil km² de fascinante beleza. O trecho de Ubatuba abriga e protege o mais completo ecossistema e é um dos únicos Núcleos que preserva desde o topo da serra até a orla marítima.
Com o grande objetivo de conservação, o Núcleo Picinguaba desenvolve inúmeras pesquisas e principalmente programas de conscientização. Assim, dentro do parque, é possível encontrar um vasto roteiro ecológico monitorado por profissionais formados pelo próprio programa.
Existem passeios para todos os gostos, idades e objetivos, como cultural, ecológico ou turístico, com a opção de praias, serra, cachoeiras, mangue e mar. Há também comunidades tradicionais, gastronomia e artesanato dentro do complexo.

Veja mais
Autor: Diário do Grande ABC
Data: 27/05/2022