Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

5 cachoeiras que você deve conhecer em São Sebastião
Toque-Toque Grande, Boiçucanga, Maresias, Camburi e Maresias

São Sebastião é uma cidadezinha que fica localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Chegar até lá não é difícil e muita gente está descobrindo o local agora, mostrando um grande potencial turístico. Isso não é à toa, pois a cidade oferece muito turismo ecológico, com diversas atrações naturais. Já ouviu falar das cachoeiras em São Sebastião? As quedas d’água são um dos maiores atrativos e vamos destacá-las no post de hoje. Então, confira a partir de agora o que faz a cidade ser tão visitada e quais cachoeiras você deve conhecer!

Quais são as melhores cachoeiras em São Sebastião?
Agora, vamos ao que realmente interessa. Se você ainda não conhece a região, mas tem interesse em visitá-la, planeje sua viagem para visitar essas 5 cachoeiras!

1. Cachoeira de Toque-toque Grande - Essa cachoeira fica só a 20 metros da Rodovia Rio-Santos. Por isso, é ideal para quem não gosta ou não quer fazer trilhas por florestas fechadas. Contudo, como se trata da principal fonte de água potável para a cidade, a Prefeitura proíbe o uso de sabonetes, shampoos e outros produtos químicos no banho, visando preservar o nível de pureza do recurso. Então, seja responsável!

2. Cachoeira em Boiçucanga - A cachoeira de Boiçucanga fica localizada na região de Ribeirão do Itú. Sua queda d’água é considerada própria para um banho tranquilo e relaxante, pois forma piscinas naturais antes do fluxo desembocar no mar. A nossa dica aqui é que você prefira visitá-la em dias úteis, pois o movimento de turistas é menor, podendo aproveitar ao máximo esse presente da natureza.

3. Cachoeira da Pedra Lisa - Apesar de precisar fazer uma trilha para chegar nessa cachoeira, o trajeto é de fácil locomoção e dura apenas 30 minutos. Se você é iniciante no quesito aventura, pode se sentir mais seguro e tranquilo nesse passeio. Ao fim da caminhada, você pode desfrutar de um visual que compensa qualquer esforço, além de poder se refrescar em águas frescas e calmas.

4. Cachoeiras de Maresias - Essas cachoeiras são uma sequência de quedas d’água ao longo do rio e demandam um pouco mais de esforço no acesso, com trilhas mais longas por matas fechadas. A recompensa são as piscinas naturais que se formam. Se quiser algo mais tranquilo, pode ficar nas cachoeiras menores, logo no início da trilha.

5. Cachoeira de Camburi - No Sertão do Cacau, você pode conhecer a cachoeira de Camburi. Ela possui 12 metros de queda d’água que, para a alegria dos turistas, cria uma grande piscina profunda. Isso a torna ideal para mergulhos. O acesso é feito por meio de uma trilha cercada por mata atlântica fechada e bem conservada. São 30 minutos de caminhada que valem a pena.

Ao fazer uma viagem para ter maior contato com a natureza, não esqueça de colocar roupas mais adequadas na mala, como calças compridas, tênis com solado antiderrapante e proteção para os tornozelos.
Também leve repelente, protetor solar, roupa de banho, boné, sacola para o lixo, cantil com água e lanchinhos de alto valor energético. Agora que você já sabe quais são as principais cachoeiras em São Sebastião, siga as nossas dicas e programe uma viagem inesquecível.

Veja mais
Autor: COSTA NORTE
Data: 28/01/2022