Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Interior de SP tem maior telescópio aberto ao público
Nesta época do ano as noites são mais limpas e estreladas, condições ideais para observação do céu.

Procurando passeio diferente para fazer com as crianças no fim de semana? O Polo Astronômico de Amparo, a 128 km da capital paulista, é dica imperdível.

Localizado no Circuito das Águas Paulista, o complexo conta com o maior telescópio refletor aberto ao público no Brasil.

O instrumento tem 650 mm de abertura. Outros telescópios deste porte no Brasil são exclusivamente voltados para pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.

O diretor do Polo Astronômico, o professor Carlos Eduardo Mariano, explica que o equipamento é o diferencial que consolida a unidade astronômica do interior paulista como uma das melhores infraestruturas do Brasil para a visitação.

“Basicamente os telescópios são equipamentos que coletam luz e fornecem imagens ampliadas de objetos distantes. Alguns utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais, são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo”, explica.

Como funciona o telescópio de Amparo

O telescópio tem como componente óptico principal um espelho parabólico com 650mm de diâmetro, capaz de coletar cerca de 14.000 vezes mais luz se comparado ao olho humano.

“Isso o qualifica para a observação de milhões de objetos celestes muito pouco brilhantes, como estrelas, nebulosas e galáxias, que não são visíveis a olho nu”, observa o professor.

O espelho parabólico funciona como o ‘olho do telescópio’, que oferece um poder de resolução muito superior do que a nossa visão.

“Quanto maior o espelho principal de um telescópio refletor, maior será sua capacidade de separar pontos próximos entre si. Isso é importante para a observação de detalhes na superfície da lua e dos planetas, por exemplo”, acrescenta Carlos Eduardo.

Polo Astronômico de Amparo

O Polo Astronômico de Amparo tem uma estrutura única e diferenciada. Além do telescópio de 650mm de abertura, o complexo reúne outros equipamentos, todos disponíveis durante as sessões públicas, aos sábados, e às visitas escolares previamente agendadas.

A unidade astronômica conta é equipada com mais três telescópios refletores de 360mm, 340mm e 200mm de abertura, um refrator de 150mm e ainda dois instrumentos para a observação solar.

Também faz parte do aglomerado astronômico um moderno Planetário Digital montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros.

O local é usado para simulações de céu estrelado e projeções hemisféricas com alto grau de imersão.

Qual é a época ideal para visitar o complexo?

Costumeiramente, as típicas noites de Inverno dos meses de junho, julho, agosto e setembro são de céu limpo, propícias para observação no Polo Astronômico de Amparo.

A lua e aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias do chamado “céu profundo” são alguns dos destaques do período.

Polo Astronômico está instalado num espaço de 60 mil m², às margens da Serra da Mantiqueira, e foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.

As sessões públicas acontecem todos os sábados às 19h e às 21h15, com duas horas de duração cada.

Durante a semana são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados.

O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete. Informações sobre a programação de junho, a agenda especial para o período das férias de julho e valores do ingresso podem ser obtidas pelo site: www.poloastronomicoamparo.com.br.

LEIA+
Autor: Catraca Livre
Data: 28/03/2024