Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Azeite paulista fica entre os 10 melhores do mundo
Azeite Sabiá é produzido em Santo Antônio do Pinhal

Um azeite produzido no interior de São Paulo foi eleito um dos 10 melhores do mundo pela premiação espanhola EVOOLEUM Awards. O produto foi o primeiro brasileiro a figurar na lista, elaborada por degustadores especializados que elencam os 100 melhores azeites de oliva do mundo.
O Azeite Sabiá – Blend Especial, que ficou em décimo lugar na lista, é feito com azeitonas cultivadas em Santo Antônio do Pinhal, na porção paulista da Serra da Mantiqueira, e está apenas em sua terceira safra.
Único dos dez melhores produzido fora da Europa, o azeite brasileiro premiado é acompanhado de quatro azeites italianos, quatro espanhóis e um croata na lista.
Embora tenha crescido nos últimos anos, a indústria nacional de azeites ainda é limitada. De acordo com estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil importa 98% dos cerca de 70 milhões de litros de azeite que consome por ano.
Feito com azeitonas de quatro variedades diferentes (arbequina, koroneiki, arbosana e coratina), a mistura que ganhou o prêmio é indicada para harmonizar com massas, sopas de legumes, frutos do mar, peixes, como salmão e bacalhau.
Produzido artesanalmente, o azeite premiado é vendido online, por R$ 79 a embalagem de 250 ml, ou em supermercados e empórios especializados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Veja mais
Autor: G1
Data: 28/05/2022