Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

COMTUR DE ÁGUAS É REATIVADO APÓS SEIS ANOS
A iniciativa visa retomar a promoção dos atrativos turísticos e melhorar a infraestrutura do município, ao assegurar o recebimento de recursos do Estado e a manutenção de seu status de estância turística. Em duas reuniões plenárias (extraordinária e ordi

A iniciativa visa retomar a promoção dos atrativos turísticos e melhorar a infraestrutura do município, ao assegurar o recebimento de recursos do Estado e a manutenção de seu status de estância turística.

Em duas reuniões plenárias (extraordinária e ordinária, respectivamente), realizadas em novembro e dezembro do ano passado, foi restabelecido, após um hiato de seis anos, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Águas de São Pedro . De acordo com a recém-eleita presidente da entidade, Maria Aparecida Balduino Cintra, a retomada do conselho é “necessária e urgente, sob pena de perdermos a verba anual destinada pelo Estado (DADEtur) e, consequentemente, colocar em risco a qualificação do município como estância turística, conforme exige a lei complementar 1261/2015; que os pleitos apresentados pelo Executivo necessariamente terão de ser aprovados pelo Comtur.”

Em ambos os encontros realizados no final de 2016, deliberou-se sobre a reestruturação dos segmentos (representantes do poder público e iniciativa privada) que compõem o Conselho, bem como a indicação e nomeação de seus membros, a votação para a presidência (unânime e por maioria absoluta, reconduzindo Maria Aparecida Balduino Cintra, ao cargo), a aprovação do texto de lei municipal do Comtur e apresentação de propostas para 2017 (a ser discutida na próxima assembleia). Todos os temas receberam aprovação por unanimidade.  O encaminhamento de texto ao Legislativo municipal, por intermédio de uma minuta, visa a atualização da lei municipal do Comtur, com base na Cartilha recomendada pelo Governo do Estado.

 

O que é o DADEtur

Criado pela Lei 6470/1989 e subordinado à Secretaria Estadual de Turismo, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADEtur), entre outras atribuições, transfere recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias (entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas). Para recebê-los, a prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados. Em suma, onde a verba será aplicada.

 

Papel e importância do Comtur

Qual seria, afinal, a função e importância do Comtur no atual contexto socioeconômico de Águas de São Pedro? De caráter consultivo e deliberativo, o Conselho é uma instância de planejamento participativo na gestão local, cuja missão é consolidar parcerias e proporcionar, por intermédio de suas ações, o envolvimento e a participação dos mais variados setores da sociedade, em especial aqueles mais diretamente envolvidos com a atividade turística.

 

Em outras palavras, o Comtur deve sensibilizar a população do município, de modo que o planejamento e o desenvolvimento da atividade turística seja parte integrante da vida de seus moradores. Só assim Águas de São Pedro oferecerá um panorama alinhado às expectativas de seus visitantes. “Nossa economia é voltada exclusivamente ao turismo. Não dispomos de outra fonte de receita, pois não temos indústrias ou zona rural. Portanto, o Comtur é de grande importância neste momento, por ser a expressão da gestão participativa, da união de esforços, em que o poder público se une ao empresariado e à sociedade civil, na busca conjunta do desenvolvimento turístico da cidade”, destaca a presidente do órgão.

É essencial, enfim, que a população local assimile a função do Comtur, uma vez que o conselho terá a responsabilidade de proporcionar o desenvolvimento de um turismo sustentável, de respeito e comprometimento com a cultura e a economia locais, por meio de ações democráticas, possibilitando o envolvimento efetivo dos segmentos da comunidade.    

 

Autor: 1
Data: 01/02/2017