Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Congresso no interior de São Paulo discute melhorias no ecoturismo e turismo de aventura

Durante quatro dias, membros da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), operadores de turismo de todo o Brasil e jornalistas, se reuniram nos dois principais pólos de turismo de aventura do Estado de São Paulo.

O objetivo do Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura foi discutir novos métodos de promoção para destinos turísticos no Brasil, estimular a capacidade de pequenos negócios em comercializar seus produtos, apresentar ferramentas de gestão para melhorar a capacidade destas empresas e também inspirar os apaixonados por turismo de aventura e pela natureza.

A aventura começou na cidade de Socorro, a 130 quilômetros da capital, com uma visita ao premiado empreendimento turístico Parque dos Sonhos. O local é um inspirador modelo de negócios, que envolve hospitalidade, atividades de aventuras, preservação ambiental e produção agrícola associada, tudo isso adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O grande objetivo do evento é a troca de experiências, enquanto estamos recebendo e aprendendo, também mostramos aquilo que fazemos de melhor”, afirma José Fernandes, idealizador do parque.

Entre palestras e visitas às dependências, os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de experimentar algumas das atividades do parque, entre elas a disputada Tirolesa Voadora. A tirolesa tem um quilômetro de extensão e o ponto mais alto aproximadamente 140 metros, além disso, o aventureiro fica na posição deitada, como se realmente estivesse voando.

Após um pouco de adrenalina, todos partiram para o segundo destino do Congresso, a cidade de Brotas. Na “capital da aventura” foram mais três dias de conversas e discussões sobre o futuro do turismo de aventura e, é claro, mais adrenalina.

Os 150 participantes do congresso tiveram a oportunidade de experimentar uma das principais atividades da cidade, o famoso rafting no Rio Jacaré Pepira.

Discussões sobre estratégias para atrair turistas e certificações de segurança foram lideradas por palestrantes nacionais e internacionais como o Dr. D’Arcy Dornan, representante da Global Susteinable Tourism Council, e Kevin Raub, jornalista da Lonely Planet Travel Guide.

“O importante é que nós não ficamos apenas no técnico, nós conseguimos atingir os sentimentos e a alma das pessoas que olharam para seus sonhos e perceberam que elas estão no lugar certo”, conta Evandro Schutz, presidente da ABETA. “Ano que vem teremos o Congresso novamente e mais algumas novidades”, completa. 

 

Fonte: WebAdventure

Autor: 3
Data: 01/10/2015