Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Olímpia vai exigir passaporte da vacinação e testagem
Comprovações serão obrigatórias em eventos, parques aquáticos e temáticos

Pessoas que quiserem ter acesso a eventos e estabelecimentos de grande e médio porte de Olímpia (SP) terão de apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo para a doença a partir do dia 10 de dezembro.
Assinado pelo prefeito Fernando Cunha (PSD), um decreto estabelecendo as regras foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º).
De acordo com a prefeitura, a iniciativa levou em consideração a necessidade de adoção de estratégias e protocolos essenciais para mitigação da transmissibilidade da Covid-19, diante do avanço da vacinação e da flexibilização das atividades econômicas, serviços e eventos.
Entre os locais em que serão requeridas as comprovações, estão shows, feiras, congressos, festas, jogos e similares, bem como meios de hospedagem, parques aquáticos e temáticos, atividades turísticas e culturais e atrações de entretenimento.
Para a comprovação do esquema vacinal completo, será exigida a apresentação do Cartão de Vacinação ou documentos em formato digital, como o disponibilizado pela plataforma do Governo Federal – ConectSUS.
Os organizadores ou responsáveis deverão solicitar, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, devendo o morador estar dentro do intervalo recomendado para a imunização completa, ou seja, não estar em atraso com as doses.
Em caso de não comprovação da vacinação, será válida a testagem de Covid-19, com resultado negativo, tendo o exame sido realizado com, no máximo, 48 horas de antecedência do evento ou do acesso aos locais, podendo ser os testes tipo rápido IGM/IGG ou tipo SWAB, com pesquisa de antígeno ou RT-PCR.
O passaporte da vacinação é muito mais do que apenas uma medida, é o incentivo de algo que já sabemos, cientificamente, que dá certo. Chegou o momento de retomarmos nossa economia, mas devemos fazer isso com responsabilidade pessoal e coletiva e, como gestor que se vacinou, acredito que esta ação é muito importante para todos”, afirmou o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha.
Os estabelecimentos e eventos que não respeitarem as regras e restrições previstas no decreto ficarão sujeitos às penalidades cabíveis.

Veja mais
Autor: G1
Data: 02/12/2021