Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Conheçam a história da Cachoeira de Meu Deus em Eldorado
A Queda de Meu Deus tem 53 metros e atravessa 4 km no interior da Caverna do Diabo

No caminho para a Caverna do Diabo, um dos pontos turísticos mais visitados de Eldorado, no interior de São Paulo, está localizada a Cachoeira de Meu Deus, com uma queda d'água de 53 metros. No entanto, mesmo que hoje carregue o divino em seu nome, uma lenda urbana conhecida entre os moradores mais antigos da região conta que, antes, ela chegou a ser conhecida como Cachoeira da Morte.
Um dos moradores que contou essa história por décadas foi o avô de 87 anos de Micael Alexandre, um dos atuais proprietários do sítio que abriga a cachoeira. Segundo Micael, os moradores diziam que, há muitos anos, existiam algumas casas espalhadas pela floresta, pouco antes de chegar na cachoeira, longe do Centro da cidade.
Certa vez, uma mulher grávida teria entrado em trabalho de parto, e como o caminho até aquela região é de difícil acesso, ela não conseguiu ajuda, e acabou morrendo em casa. A família decidiu enterrar a mulher com seu bebê nas proximidades da cachoeira, que por muito tempo teria sido chamada de Cachoeira da Morte por essa razão.
O 'batismo' oficial da cachoeira, revelada ao público geral recentemente, aconteceu por meio do professor de biologia e guia turístico Lelis Ribeiro, segundo ele mesmo conta. Ribeiro e um colega, ambos servidores da Secretaria de Turismo de Eldorado, foram informados por moradores de um quilombo que havia uma linda cachoeira próxima à Caverna do Diabo.
Quando chegamos lá, foi uma sensação maluca. A gente não esperava aquele tipo de paisagem. Nós que demos esse nome. Nós caímos de joelhos e ficamos quase meia hora sentados, admirando ela”, conta.
No meio da conversa em frente à cachoeira, eles resolveram chamá-la de Meu Deus. Como ninguém conhecia, e eles seriam os primeiros a divulgar o lugar, eles queriam escolher um nome que fosse um contraponto à Caverna do Diabo.
A expressão de espanto se deve ao tamanho da cachoeira, que conta com uma queda d'água de 53 metros – equivalente a um prédio de 18 andares.
53 metros de queda d'água
A cachoeira foi descoberta inicialmente no século XIX. Em 1896, o pesquisador e naturalista Ricardo Krone, em expedição pelo Alto Ribeira, descobriu diversas cavernas. A Gruta da Tapagem, que posteriormente ficou conhecida como Caverna do Diabo, ainda é um grande destaque na região.
Apenas a Caverna do Diabo é aberta para visitação em Eldorado, que é uma Unidade de Conservação Estadual. O lugar conta com duas aberturas e mais de 6 km de extensão, mas apenas 600 metros são abertos ao público geral. A temperatura ambiente sempre fica em cerca de 18°C, não importando a época do ano.
A Queda de Meu Deus tem 53 metros e atravessa 4 km no interior da Caverna do Diabo, passando a ser o ponto culminante da Trilha das Ostras, que também passa por ao menos outras nove cachoeiras.
O acesso mais curto para a cachoeira é uma caminhada de dificuldade média, de uma hora, que passa por piscinas naturais com águas cristalinas e três quedas menores. Há outro caminho pela trilha completa do Vale das Ostras (cinco horas), incluindo mais 11 quedas. Nesse caso, é obrigatório contar com a presença de um monitor.

Veja mais
Autor: G1
Data: 05/08/2022