Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

APRECESP E ABRATURR se unem em prol de Boas Práticas para o Turismo Rural

No dia 06.02 reuniram-se APRECESP e representantes das Secretarias de Turismo das Estâncias de Itu, São Roque e Socorro com a Sra. Andréia Roque -  presidente da ABRATURR-SP, com o intuito de discutir sobre a implementação do Manual de  Boas Práticas do Turismo Rural (Atitudes Sustentáveis do Turismo Rural, tendo estes municípios como “piloto” da proposta.

Este estudo foi proposto pelo Instituto de Turismo Rural e teve início com a participação de entidades paulistas nos debates da Câmara Setorial de Turismo Rural vinculada à Secretaria Estadual de Turismo, com o objetivo de elencar condutas mínimas a serem adotadas pelos membros da Associação Paulista de Turismo Rural. Foi construído conjuntamente com entidades representativas locais, pesquisadores e parceiros. Deste trabalho cooperado surgiu a iniciativa de elaboração deste manual, visando incentivar e orientar os empreendedores a adotarem práticas que permitam a manutenção da atratividade e a viabilidade dos empreendimentos rurais, a agregação de valor aos produtos rurais e a contribuição para o desenvolvimento das comunidades locais. É o primeiro de uma série de 3 manuais que serão desenvolvidos.

É certo que atitudes sustentáveis e boas práticas contribuem para aumentar a sustentabilidade da atividade econômica turística. Propriedades rurais de vanguarda em várias localidades do Brasil já adotaram alternativas e as práticas sustentáveis usufruem dos resultados positivos como reconhecimento de seu público consumidor e da comunidade local. Acredita-se que por meio da leitura deste manual de atitudes e práticas sustentáveis, praticar as ações sugeridas virá beneficiar positivamente a atividade para o desenvolvimento econômico através do turismo rural.

A metodologia de implementação do Manual está sendo finalizada e em breve será aplicada nos empreendimentos que aderirem à proposta. É uma oportunidade para que o poder público e a iniciativa privada coloquem em prática ações que promovam a sustentabilidade do local. 

 

 

Autor: 1
Data: 06/02/2018