Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Mairinque participa de Encontro sobre Turismo Ferroviário

A Prefeitura de Mairinque, representada pelo Departamento de Cultura, participou na última terça-feira (05) do Encontro Temático – Turismo Ferroviário: Desafios do Planejamento e Gestão de Ferrovias em Destinos Turísticos, realizado no auditório da Associação Comercial da cidade de São Roque.

 

O evento teve o intuito de dinamizar o turismo entre São Roque e Mairinque, através da implantação do trem turístico. Na ocasião, foram ministradas palestras que abordavam a recepção de turistas, o transporte ferroviário como meio turístico e o equilíbrio entre a demanda e atendimento.

 

Estiveram presentes membros da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo - APRESCESP, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF, além do ex-secretário Estadual de Turismo Fabrício Cobra Arbex, o Prefeito de São Roque, Claudio Góes e representantes de diversos municípios e empresas de turismo.

 

O Diretor do Departamento de Cultura de Mairinque, Sandro Rolim, aproveitou a oportunidade para discutir ajustes de cooperação com o Diretor de Desenvolvimento Econômico de São Roque, Márcio Feltrim, sobre o turismo ferroviário.

 

“Em minha conversa com Márcio, fui informado que os trabalhos estão avançando, bem como, as tratativas de captação de recursos e autorizações para uso da via férrea. Com esta parceria, Mairinque e São Roque terão mais perspectivas de desenvolvimento para cultura, arte e turismo nos municípios”, comentou Rolim.

 

Sandro ainda ressalta a importância da participação da cidade nestas discussões. “Mairinque nasceu da ferrovia e com isso nossa cultura é uma geradora de conteúdo turístico. Temos a Estação, que abriga o Centro da Memória Ferroviária, o Museu Ferroviário, a Locomotiva Cecília, o Parque Municipal Horto Florestal -Antonio Anselmo e um vasto patrimônio material e imaterial que pode ser explorado. O município já faz parte da Rota História & Aventuras, cadastrada no Ministério do Turismo que compõem as cidades de Sorocaba, Votorantim, Iperó, Aracoiaba da Serra e Capela do Alto".

 

FONTE: JEOnline

Autor: 1
Data: 07/06/2018