Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Diário do Turismo: ABETA mais fortalecida após congresso técnico em Brotas (SP)

Por Marcos Junior T. de Oliveira, repórter freelancer do DT*

 

O ecoturismo e o turismo de aventura ganharam mais evidência no Brasil. De 27 a 30 de setembro aconteceu, em Brotas (SP), o congresso técnico da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O DIÁRIO acompanhou todo o evento que fomentou uma maior aproximação dos associados da entidade e o fortalecimento do segmento no país.

Evandro Schutz, presidente da ABETA, disse que o “turismo de aventura no Brasil está crescendo. Queremos demonstrar que o nosso segmento está dizendo para onde quer ir. O ecoturismo e o turismo de aventura estão aqui para crescer, ou seja, juntos somos mais fortes”. Com a perspectiva do presidente da Abeta foram quatro dias de palestras, capacitações, benchmarking, relacionamento profissional e atividades ao ar livre sob o tema “A mudança como rotina”. Todos os presentes (empresários, esportistas, políticos e jornalistas) debateram caminhos e soluções, preparando as empresas e instituições para os desafios do ecoturismo e turismo de aventura.

O primeiro dia do congresso aconteceu na cidade de Socorro (SP), onde todos conheceram e praticaram o Turismo de Aventura no Parque dos Sonhos. Empreendimento associado da ABETA e que é referência nacional e internacionalmente pelo belo trabalho de acessibilidade desenvolvido pelo fundador José Fernandes Franco. Após uma apresentação do espaço e sua história, José Fernandes levou o grupo para conferir de perto as instalações e atividades praticadas em seu parque. Desde o rafting, passando pela cavalgada até a tirolesa, todas as atividades oferecidas são acessíveis a todas as pessoas. Um momento de descontração e aprendizado, que revelou (literalmente) qual é a cara do congresso.

Marco Ferraz, presidente da CLIA/Abremar, e Mônica Samia, CEO da Braztoa no painel “Inovação de Serviços em ambientes de mudança”.

Marco Ferraz, presidente da CLIA/Abremar, e Mônica Samia, CEO da Braztoa no painel “Inovação de Serviços em ambientes de mudança”.

A segunda-feira, 28/09, foi marcada por palestras e painéis como o “Estratégias para o Turismo de natureza: um olhar para além do horizonte” onde palestraram o vice-presidente da Abeta, Luiz Del Vigna, o Fundador do Instituto Trilhas de Cultura, Rodolfo Koeppel, e Rafael Filismino, coordenador geral de estruturação de produtos da EMBRATUR. “O turismo não dispensa capital humano. Todas as pessoas fazem parte do atrativo turístico, por isso o turismo de natureza e de aventura são tão importantes estrategicamente para nosso país”, frisou Rafael ao ser questionado sobre estratégias para o turismo no país e como enfrentar a crise.

Na parte da tarde o debate ficou por conta de Marco Ferraz, presidente da CLIA/Abremar, e Mônica Samia, CEO da Braztoa no painel “Inovação de Serviços em ambientes de mudança”. “A mudança é a única certeza a considerar. Temos que rever todos os modelos de gestão buscando o desenvolvimento e sucesso do negócio. Afinal o consumidor está em constante transformação, também, então não tem como ficarmos parados”, disse Mônica aos congressistas.

“É uma imensa satisfação estar presente e colaborar com um evento com a importância deste aqui. Está sendo um sucesso em todos os sentidos. Novas lideranças ao mesmo tempo que temos empresários começando no segmento. Ou seja, é uma valorização muito grande em todo o nosso setor”, pontuou Philippe Figueiredo, consultor do SEBRAE Nacional. Maior patrocinador da ABETA na realização do evento.

No terceiro dia pela manhã o bate papo ficou a cargo de Toni Sando, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Kevin Raub, do Lonely Planet Travel Guide, e D’arcy Dornan, da USP.  O presidente executivo do SPCVB, apresentou a palestra “Caso de Sucesso: Vendendo um Destino” reforçando um pouco sobre o trabalho de promoção que desenvolve à frente da entidade paulistana. Raub falou sobre o uso adequado da linguagem escrita e visual na comunicação com os consumidores. Um papo bem descontraído, didático e com imagens que inspiraram a todos. Já Dornan falou sobre os desafios para o desenvolvimento do turismo responsável e sustentável.  “O Brasil tem um potencial enorme para ser aproveitado no turismo. É preciso investimento pesado estrutura e organização para gerir os negócios. Conhecimento de marketing e línguas, por exemplo, são muito importantes. E, claro, trabalhar juntos, pois é a chave para o sucesso”, citou o docente da USP.

À tarde todos os participantes realizaram uma visita técnica e conheceram as três principais empresas de turismo de aventura da região (Alaya, Ecoação e Território Selvagem Canoar). Todas são referência com experimentos em empreendimentos acessíveis e com Sistema de Gestão da Segurança SGS implementado e certificado de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 15331. A prática do rafting através das corredeiras do Rio Jacaré-Pepira, que corta Brotas, coroou o congresso técnico.

Autoridades de diversos estados prestigiaram o Congresso Técnico da Abeta como a prefeita de Gonçalves (MG), Maria de Lourdes das Neves, e o secretário de turismo de Barreirinhas (MA), Antônio Reges Reis Junior. “Estar aqui para mim é um prazer enorme. Eu, particularmente, pretendo levar estes conhecimentos e implementar políticas que possam desenvolver a região de Gonçalves”, frisou Maria de Lourdes em depoimento no Centro Cultural de Brotas. Ao DIÁRIO, Antônio Junior comentou que “o congresso foi muito positivo. Foi um excelente momento para conversar com lideranças do segmento de todo o Brasil e trocar experiências. Com certeza estarei replicando tudo o que aprendi aqui nesses três dias.”

O congresso ofereceu, de uma maneira geral, métodos de promoção para aumentar a capacidade de pequenos negócios em comercializar seus produtos; apresentar cases e ferramentas de gestão para melhorar a capacidade gerencial destas empresas; palestras inspiradoras e firmar parceiras já existentes bem como promover novas oportunidades a todos os envolvidos. “Creio que todos saímos fortalecidos deste congresso técnico. Tudo correu conforme o previsto e, a partir de agora, vamos continuar com o nosso trabalho”, finalizou Evandro ao DIÁRIO sobre a impressão geral do evento. Atuando desde 2004 pelo segmento, a Abeta conta com mais de 150 empresas com sedes em 22 estados brasileiros.

O Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura teve patrocínio do SEBRAE, e apoio da FBHA, ABROTUR, APRECESP, das Secretarias do Turismo de Brotas e Socorro (SP) e Três Coroas (RS).

 

*O repórter viajou a convite da ABETA

 

Fonte: Diário do Turismo

Autor: 3
Data: 08/10/2015