Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

O que fazer no Parque Estadual da Serra do Mar em Cunha
A cidade de Cunha não só inspira como também faz a gente transpirar

A 230 km de São Paulo, no Alto Vale do Paraíba, esse destino turístico do interior paulista abriga o Parque Estadual da Serra do Mar, cujo Núcleo Cunha abriga mais de 13 mil hectares de Mata Atlântica. 
Com entrada gratuita, o parque tem cachoeiras que podem ser visitadas em trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de guias contratados no próprio local.
O atrativo tem acesso pelo km 56,2 da SP-171, em Cunha, e por outros 20 km em estrada não pavimentada.
Entre a serra e o mar
As praias de Paraty ficam logo ali, ao final de uma estrada cenográfica que vai do interior de São Paulo ao litoral sul do Rio de Janeiro.
A estrada Cunha-Paraty é uma via cênica de 9,4 km que conecta o interior paulista a Paraty, no litoral sul fluminense. Sem nenhuma atração turística, prepare-se para cruzar uma das mais belas estradas brasileiras, cruzando o Velho Caminho do Ouro e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
No entanto, alguns trechos exigem atenção, sobretudo nos últimos dois quilômetros, já em território fluminense. Buracos e barrancos desprotegidos são alguns dos problemas que exigem atenção.
O motorista também deve levar em conta que é uma estrada estreita de pista única, com pontos por onde só passam um automóvel por vez. Suas curvas acentuadas e sem visibilidade da pista contrária não favorecem ultrapassagens na maior parte do trajeto.
Mas a paulista Cunha merece mais do que uma passadinha.
Trilha das Arapongas
Exclusiva para ciclistas, tem 12,4 km de extensão (ida e volta) e costuma ser feita em cerca de três horas.
Tem baixo nível de dificuldade e acompanha parte do curso do Rio Paraibuna, onde é possível fazer parada em duas cachoeiras.
Trilha do Rio Bonito
Essa caminhada de dificuldade alta tem 7,6 km de extensão e percorre a margem do Rio Bonito, chegando à Cachoeira da Laje, principal atrativo da trilha.
Um dos destaques é a vegetação típica de Mata Atlântica com elevado grau de preservação, onde é possível avistar árvores centenárias.
Trilha do Rio Paraibuna
Essa trilha autoguiada tem 1,7 km de extensão (ida e volta) e passa por pequenas quedas d’água e piscinas naturais para banho.
Conta também com estrutura com mesas para piquenique sob araucárias e é indicada também para observação de aves.
Trilha das Cachoeiras
Essa caminhada de 14,4 km (ida e volta) e cerca de 5h30 de duração pode ser combinada com trechos de carro ou bike.
É necessário contratar um guia no próprio parque, que costuma levar os visitantes a seis cachoeiras.

Veja mais
Autor: MSN
Data: 08/10/2021