Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Serra Negra recebe o Encontro do Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo

A Estância Hidromineral de Serra Negra recebeu nesta última sexta-feira (12),  o Encontro do Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo com 11 jornalistas especializados em turismo de diversas cidades e países. Estiveram estrategicamente na região no período de 11 a 14 de junho, com o objetivo de promover o destino das nove cidades do Circuito das Águas Paulista nos roteiros nacionais e internacionais de turismo.

Estiveram presentes e acompanharam a Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJETSP), Miriam Petrone, o gerente executivo da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Fernando Zuppo, o secretário de Turismo de Águas de Lindóia, Edson Rodrigo de O. Cunha, a Secretária de Turismo Cecília Murr e a Assessora de Imprensa Patricia Rodelli Amoroso, ambas de Serra Negra. E na conferência realizada no auditório da Câmara Municipal os jornalistas também foram recepcionados pelos secretários de Turismo das cidades de Pedreira, Jaguariúna e Socorro.

Durante a visita conheceram os pontos turísticos da cidade, contemplando a paisagem montanhosa por meio do passeio ao teleférico que leva ao Cristo Redentor, passando pelo Parque Fonte Santo Agostinho e conhecendo o grande leque de opções da gastronomia, compras e passeios rurais nas diversas propriedades, em especial as que se dedicam ao plantio de café e produtos orgânicos e também na fabricação de laticínios, vinhos e cachaças.

O Prefeito Municipal de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi, cumprimentou cada jornalista exibindo o cenário de extraordinária beleza natural em meio a um ambiente seguro e agradável, e frisou: “Os municípios que integram o Circuito das Águas Paulista produzem juntos 55% da água mineral consumida em todo o País”.

O secretário de turismo da cidade de Águas de Lindóia e diretor de Relações Institucionais do CICAP, Edson Rodrigo de O. Cunha fez uma explanação das ações realizadas ao longo do ano e respondeu todas as perguntas feitas pelos jornalistas. Ressaltou os dados estatísticos das Estâncias em relação ao turismo e hospedagem, e lembrou que as nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista receberam 7 milhões de turistas no ano de 2014 e ainda destacou que todas possuem capacidade e estrutura turística para receber o público internacional, possuindo 21.000 leitos em toda rede hoteleira. “Não somos cidades concorrentes, somos unidas e é isso que nos fortalece”, frisou o secretário. A circulação de turistas entre as cidades é o resultado da boa recepção e atenção dada ao visitante, uma vez que cada cidade possui a sua identidade, e finalizou: “os nove prefeitos entendem que no turismo não existe partido político. Temos a obrigação de trabalhar para receber bem”.

Segundo a Presidente da Abrajet Nacional, “as cidades visitadas por nós, jornalistas nacionais e internacionais, foram consideradas entre eles, o melhor destino no Brasil até hoje conhecidas por todos, evidenciando em todos o desejo de promover o destino em nossos veículos de comunicação”, salientou Miriam Petrone.

O próximo encontro dos jornalistas será no Peru, dia 25 de junho.

Entenda quem é quem

O Consórcio do Circuito das Águas Paulista (CICAP), tendo como presidente do Conselho o atual Prefeito Municipal de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi, tem como ações estratégicas promover e divulgar a região em diversos meios de comunicação, feiras, eventos, dentre outros. Fazem parte da rota do Circuito os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

O convite aos jornalistas foi feito pela presidente Nacional da ABRAJET(Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e pela APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) para recebermos a visita dos especialistas.

A ABRAJET é formada por uma rede de jornalistas profissionais que escrevem em veículos especializados na área do trade turístico. Possui programas de rádio, televisão, jornais, sites, blogs e revistas especializadas nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e aviação. A entidade tem como objetivo fortalecer o setor através de ferramentas de comunicação, formadores de opinião e multiplicadores de informação.  E a APRECESP é uma entidade privada e sem fins lucrativos, com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre Balneárias, Climáticas, Hidrominerais e Turísticas.

Mais informações:

Patricia Rodelli Amoroso

Jornalista MTB 27044/SP

Tel: (19) 3892-9645

Cel: (19) 99883-7845

facebook: facebook.com/prefeituradeserranegra

emails: imprensa@serranegra.sp.gov.br/patricia.amoroso@serranegra.sp.gov.br

Fotos: FLICKr

Autor: 3
Data: 12/06/2015