Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Ilha Comprida recebe a 2ª Reunião de Prefeitos da Aprecesp

A Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Turismo Paulista) realizou, nos dias 13 e 14, a 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos de 2016, no Espaço Cultural Plínio Marcos, na Estância Balneária de Ilha Comprida.

Estiveram presentes oito prefeitos e representantes de 18 estâncias paulistas. O evento contou com a presença do secretario estadual de Turismo, Beto Tricoli, o deputado estadual Caio França, o secretario executivo do Conturesp - Conselho Estadual de Turismo, Bruno Omori, o presidente da Amitur – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Jarbas Favoretto, Aristides Cury, presidente da Skal – SP, o representante do Dade - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, Maurício Neves, além do assessor da Secretaria Estadual da Fazenda, Antônio Vaz Serralha.

MIT

O  secretário Tricoli falou sobre a atual fase de assinaturas de convênios com os municípios e destacou a nova classificação dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) que beneficiará 140 cidades. Elas passarão a receber recursos e a cumprir metas na área turística. Assim, o Estado de São Paulo passará a contar com 70 estâncias e outros 140 MITs. “Os MITs irão  exigir da secretaria maior estrutura e maior sistematização”, afirmou Tricoli.

Cidades Sustentáveis

O encontro teve início com a palestra Rede Nossa São Paulo, realizada pelo assessor do Programa Cidades Sustentáveis, Américo Sampaio, que apresentou o programa e o conjunto de ferramentas que o compõe, incentivando o compromisso com o desenvolvimento e o turismo sustentável nos municípios.

Dade

A segunda parte da reunião abordou questões administrativas da Aprecesp como a exposição da posição financeira da associação, as ações realizadas e as liberações de investimentos do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão ligado à Secretaria Estadual do Turismo responsável pelos repasses de recursos para obrar de melhoria da infraestrutura turística nas 70 estâncias paulistas.

O prefeito de Bertioga  que preside a Aprecesp, José Mauro Dedemo Orlandini, defendeu a revisão dos cálculos e a simplificação na aprovação e liberação de verbas do Dade aos municípios paulistas. “Precisamos ter um entendimento melhor dessas parcelas para desburocratizarmos a questão e dinamizarmos as liberações de recursos”.

Reuniões mensais

No final do evento ficou decidido entre os presentes que serão realizadas reuniões mensais de prefeitos na capital paulista. Para o presidente Orlandini “é o momento de darmos as mãos, somar os esforços e propormos ao Governo do Estado uma simplificação para facilitar o repasse dos recursos para as 70 Estâncias Turísticas”, declarou.

Mais informações

Assessoria de Comunicação

+55 (11) 3073-1350 | 3073-1437 | 3071-2491

comunicação@aprecesp.com.br

www.turismopaulista.com.br

Fotos - Flickr

Autor: 3
Data: 13/05/2016