Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Aprecesp investe na profissionalização dos Municípios Turísticos

Curso promovido junto ao Senac tem como objetivo profissionalizar a gestão do turismo nas cidades paulistas

 

A Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – APRECESP estabeleceu uma parceria com o SENAC para realizar o curso “Desenvolvimento Estratégico do Turismo”. Com duração de 5 meses, o curso ocorreu entre agosto e setembro, contou com mais de 80 horas de atividades que foram realizadas em quarto polos, estrategicamente localizados no Estado, em Atibaia, Brotas, Guaratinguetá e Itanhaém. 

Entre os temas abordados nas cinco oficinas, destacamos: Cenário Atual - como analisar e construir uma estratégia de trabalho; Governança integrada e compartilhada - como desenvolver e potencializar os recursos locais; Tendências e Planejamento - como definir parâmetros e projetos estratégicos para sua gestão; Plano Plurianual - pensar o futuro, agir no presente e garantir sua estratégia; Branding para o seu destino - investimento e promoção da competitividade.  

Com periodicidade mensal, o curso teve cerca de 400 alunos, oriundos das 70 cidades associadas à entidade, além de atender dezenas de Municípios de Interesse Turístico e cidades de Vocação Turística. Cada cidade participante foi representada por uma equipe multidisciplinar de até seis integrantes, entre os quais haviam representantes das secretarias de Turismo, de Comunicação, de Planejamento, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e um do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores). 

O curso teve como objetivo capacitar os municípios paulistas a se adequarem as exigências da Lei nº 1.261/2015, que estabeleceu novos critérios para o repasse de recursos estaduais para investimentos em infraestrutura e serviços voltados a atividade turística nos municípios turísticos. 

“Esse é um dos compromissos da Aprecesp, investir na profissionalização dos destinos turísticos paulistas, sejam estâncias, municípios de interesse turístico ou mesmo de vocação turística. Turismo não comporta amadorismo”, destacou o presidente da Aprecesp, Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra. 

A cerimônia de diplomação dos formandos será realizada no próximo dia 5 de setembro, a partir das 13h30, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo/SP).

 

Imagens - Flickr 

Vídeos - Youtube

Autor: 1
Data: 14/08/2017