Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Socorro (SP) inaugura museu dedicado à história dos 120 anos
1º museu paulistas dedicado a contar os 120 anos de história das motos e bicicletas no país

Batizado de ‘Centro Cultural Movimento’, o local foi oficialmente inaugurado na tarde da última quinta-feira (11), após a realização da cerimônia de abertura que reuniu autoridades locais dos poderes Executivo e Legislativo, diversos pilotos que fizeram história no país e no mundo, representantes de entidades do setor, além de membros de algumas das famílias que iniciaram o motociclismo no Brasil.
Tudo que vocês vão ver aqui dentro do museu se trata da história de nós mesmos. Tudo que está aqui é porque vocês [pilotos e famílias] nos cederam. A lista de quem emprestou motos é enorme”, destacou Carlãozinho Coachman, curador do ‘Centro Cultural Movimento’, em discurso emocionado durante a solenidade de abertura.
Iniciado há cerca de duas décadas, a proposta de desenvolver o mototurismo em Socorro ganhou força nos últimos anos com o lançamento do projeto ‘Socorro Destino Duas Rodas’, que culminou na exposição ‘Duas Rodas e Uma Nação’ e, mais recentemente, na parceria público-privada (PPP) que oficializou a abertura do museu ‘Centro Cultural Movimento’.
O coordenador do projeto ‘Socorro Destino Duas Rodas’, Luciano Peixoto, relembrou toda essa trajetória que culminou na transformação do antigo sonho de construir um polo de mototurismo no interior de São Paulo em realidade.
Percebi que Socorro tinha todo sentido para realizar este projeto. Aqui era o lugar. Aqui seria a segunda Campos do Jordão. Se passaram 20 anos, e, em algum tempo, em 2019, tivemos a oportunidade para trazer um grande evento da BMW para Socorro. Para resumir, queríamos tornar a cidade na capital brasileira das duas rodas e iniciamos o projeto ‘Socorro Destino Duas Rodas’. Trouxemos a iniciativa privada. Aí veio a pandemia e as coisas atrasaram um pouco. Mas hoje estamos selando o que começamos em 2019. Socorro merece. É uma economia forte. Sabemos que esse segmento pode nos trazer um enorme benefício, com um público com grandes receitas. A primeira ação é o ‘Centro Cultural Movimento’, uma realidade hoje. Mas isso é só um pontapé inicial que queremos para nossa cidade”, disse Peixoto.
Logo após o encerramento da cerimônia de inauguração, o museu teve sua primeira atividade oficial com o lançamento do livro ‘Montar e Partir’, do piloto e autor gaúcho Ricardo Lugris.
Aberto ao público desde o dia 12 de novembro, o ‘Centro Cultural Movimento’ possui um dos mais vastos acervos do país dedicado ao segmento de duas rodas, que inclui fotografias, documentos históricos, troféus das principais conquistas nacionais e internacionais, além de inúmeros modelos de motos e bicicletas lançadas nos últimos 120 anos.
Entre algumas das raridades expostas estão o título do ‘Trofeo Real Consul D’Itália’, de 1937, conquistado pelo piloto Luiz Bezzi, e a réplica da Mobilette de Alex Barros, em sua estreia na velocidade aos sete anos, e da PUCH campeã paulista de ciclomotores de 1978 com José Escalona.

Antiga Estação Ferroviária
ENDEREÇO: Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP)
INGRESSO: R$ 20,00 inteira | MEIA ENTRADA:  Para os estudantes e 60+ 
SOCORRENSES:  Não pagam nos dias úteis, apresentando o Cartão Cidadão e documento oficial com foto (RG, Passaporte ou CNH)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h
SITE:   www.centroculturalmovimento.com.br

Veja mais
Autor: MOTONEWSBRASIL
Data: 15/11/2021