Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

SECRETARIA DE TURISMO PARTICIPA DE REUNIÕES DE MUNICÍPIOS EM CAMPOS DO JORDÃO

Em dois encontros de entidades que agregam municípios, Secretaria explica para os prefeitos sobre o ranqueamento turístico e sobre verbas do DADETUR

 

 

Nesta quinta-feira (17), com a participação do Secretário Executivo Marcelo Lima Costa, do Chefe de Gabinete Guilherme Miranda e do Assessor Técnico do Gabinete Vanilson Fickert, todos representando a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foram realizadas a 3ª Reunião Ordinária da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), e a 5ª Reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) durante o Congresso da APM (Associação Paulista de Municípios), no Campos do Jordão Convention Center, em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba.

 

A pauta principal da primeira reunião, de manhã, mediada pela Prefeita de Monteiro Lobato e presidente da AMITESP, Daniela de Cássia Santos Brito, foi o ranqueamento turístico dos municípios do Estado de São Paulo. Na ocasião, o Chefe de Gabinete Guilherme Miranda relembra aos prefeitos sobre os 6 critérios técnicos que norteiam a escalação de municípios que pretendem se transformar em MIT e diz que a Secretaria de Turismo está fazendo todos os esforços para entregar até o final de 2019 o sistema, que será feito todo on line, no site www.turismo.sp.gov.br . “Se você estabelece as bases, você tem que correr, e nós temos que correr”, assegura Miranda.

 

Para complementar o rol de questões ligadas ao ranqueamento turístico aos presentes à reunião, o Assessor Técnico de Gabinete Vanilson Fickert apresentou em painéis de mapas e números um inventário técnico sobre os mecanismos do sistema. “Para participar do ranqueamento, a cidade tem que ser MIT”, assegura Fickert. Um dos pontos deste sistema passa pelo tamanho da população das cidades do interior paulista.

 

Na segunda reunião do dia, à tarde, dos municípios da APRECESP, o Secretário Executivo Marcelo Costa e o Chefe de Gabinete responderam às questões dos prefeitos presentes, quase todas ligadas ao repasse de verbas do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para a melhoria ou implementação de equipamentos turísticos nas cidades estância. O presidente da APRECESP, o prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, abriu os trabalhos.

 

Marcelo Costa relembrou para os prefeitos as diversas ações da Secretaria de Turismo, como as rotas cênico-gastronômicas, o Vale do Futuro, o Programa SP Para Todos e as campanhas de rádio e televisão. O secretário executivo buscou falar da divisão de tarefas entre os agentes públicos. “O turismo produz, em todo o mundo, 10% da riqueza de todos os setores econômicos unidos”. Como relembra Costa, “só o interior paulista consome 14,5% de tudo o que se produz no País, portanto vale a pena investir, aqui tem retorno. Na Secretaria, estamos montando um programa grande de inteligência para o turismo, para fazer São Paulo crescer como um todo ”.

 

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Autor: 1
Data: 17/10/2019