Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Prefeito Marco Aurélio é eleito presidente da Aprecesp-Turismo Paulista

Prefeito Marco Aurélio é eleito presidente da Aprecesp-Turismo Paulista

Prefeito de Itanhaém foi eleito por aclamação pelos pares em cerimônia concorrida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

O prefeito Marco Aurélio de Itanhaém foi eleito por aclamação como o novo presidente da Aprecesp – Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo para o ano de 2018 (confira abaixo, a íntegra dos prefeitos que integram a Chapa APRECESP UNIDA), em cerimônia realizada no dia 18/01, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), capital paulista.

Prestigiaram o evento, o presidente da Alesp, Cauê Macris, o secretário estadual de Turismo, Fabricio Cobra Arbex, o presidente da Embratur Vinicius Lummertz, os deputados estaduais Edmir Chedid e Márcio Camargo, prefeitos, secretários e gestores de turismo municipais, além de representantes do trade turístico, como Bruno Omori, secretário executivo do Conselho Estadual do Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp), Toni Sando, do São Paulo Convention & Visitours Bureau,  e Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).

Primeiro a falar, o presidente da Alesp destacou as ações legislativas em favor do turismo, como a aprovação da Lei Complementar nº 1.261/2015,  que instituiu os Municípios de Interesse Turístico (MITs), a necessidade dos Planos Municipais de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de caráter deliberativo. “O papel da Aprecesp foi fundamental para aprovarmos essa legislação que revolucionou o turismo em nosso Estado. Até o momento aprovamos 51 MITs e, ainda este ano, novos serão aprovados. O turismo se consolidada, cada vez mais, como um importante segmento da economia paulista e esta Casa vai  trabalhar sempre para que possa crescer e se desenvolver”, destacou o deputado Cauê Macris.

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo),  Vinícius Lummertz, que na ocasião estava representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, destacou que a Aprecesp é  “a maior entidade do setor no Brasil”. Ao destacar o potencial ainda inexplorado do turismo, o presidente da Embratur destacou recente reunião com o governador Geraldo Alckmin e com o secretario de Turismo, Fabrício Cobra, na qual foram discutidas ações e iniciativas para impulsionar o turismo no Estado. “São Paulo já conta com uma legislação inovadora em prol do turismo, que serve de referência para outros estados. Trata-se do maior polo emissor de turistas do País, com inúmeros atrativos no interior e litoral,  que tem tudo para multiplicar o número de turistas nacionais e estrangeiros. Contamos com toda a expertise da Aprecesp para estabelecermos parcerias importantes entre o Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e as prefeituras paulistas ”, destacou o presidente da Embratur.

O secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra,  que representou o governador Geraldo Alckmin no evento, ressaltou o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a Alesp e entidades como a Aprecesp, no sentido de agilizar o repasses dos recursos Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). “Num curto período de quatro meses, conseguimos com que 100% das estâncias e 51 MITs assinassem seus convênios Dadetur,  foram mais de R$ 220 milhões empenhados. Para este ano, teremos um aumento no valor de repassses do Dadetur e o desafio é assinar todos os convênios até abril, em virtude do calendário eleitoral”, destacou Fabrício Cobra. O secretário ainda se posicionou favoravelmente a proposta de postergar o ranqueamento das estâncias, para que tenham tempo hábil para se adaptarem a Lei Complementar nº 1.261/2015 e que também seja estabelecido um critério de avaliação entre os MITs. “Nossa expectativa é que estes critérios técnicos de ranqueamento sejam objeto de uma chamada pública, envolvendo a Secretaria de Turismo, a Alesp e as entidades representativas das prefeituras estâncias, dos MITs e do trade turístico,  para que essa corrida do turismo se consolide e seja ampliada para o maior número de prefeituras paulistas”.

Fernando Fiori e Godoy, prefeito de Holambra, ao transmitir o cargo para o presidente recém eleito, destacou o orgulho e o sentimento de dever cumprido a frente da entidade. “Diante de tudo que realizamos ao longo de 2017, todas as dificuldades enfrentadas e as conquistas realizadas, sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de presidir a Aprecesp. Aprendi muito, fiz novas amizades e constatei na prática que a união faz o turismo mais forte. Dou as boas vindas ao novo presidente Marco Aurélio e sua diretoria, da qual faço parte, fazendo votos de muito sucesso e realizações em prol do nosso Turismo Paulista, contem sempre comigo”, destacou o ex-presidente da Aprecesp.

Por fim, o presidente eleito Marco Aurélio, agradeceu os colegas prefeitos pela eleição por aclamação, em especial ao Prefeito Fernando, e destacou os desafios de presidir a Aprecesp. “O Prefeito Fernando fez uma das gestões mais exitosas da nossa entidade e tenho orgulho de ter participado de todas as nossas lutas e conquistas. Vamos manter esta união dos colegas prefeitos, que marcou a sua gestão, para fortalecermos e consolidarmos, ainda mais, o trabalho da entidade na defesa do turismo paulista. A partir de um diálogo franco e propositivo, junto ao governo estadual, vamos buscar agilizar os repasses e garantir a totalidade da execução do orçamento estadual destinado ao turismo, por se tratar de um ano curto, devido ao calendário eleitoral. O fim do contingenciamento no repasse de recursos Dadetur, a postergação do prazo de ranqueamento, a revogação do Decreto 62.032/2016 e a aprovação do repasse dos recursos Dadetur para o Fundo de Melhoria das Estâncias, continuam na nossa pauta de reivindicações na Alesp. Também vamos estreitar a  relacionamento com o Ministério do Turismo, no sentido de propiciar às prefeituras associadas acesso aos cursos de capacitação e as linhas de fomento da atividade turística oriundas do orçamento da União”, destacou o novo presidente. “As iniciativas em prol da capacitação profissional em turismo dos gestores municipais, assim como, as ações de promoção e divulgação dos destinos paulistas serão ampliadas. O turismo já demonstrou sua força transformadora, mesmo em tempos de crise. Neste momento, em que o Brasil apresenta sinais de recuperação econômica, não mediremos esforços e empenho para que o turismo paulista se consolide como um importante segmento econômico, de fundamental importância na geração de empregos, renda e desenvolvimento em nossos municípios paulistas. Em 2018, a Aprecesp seguirá unida, forte e realizadora”, finalizou Marco Aurélio, prefeito de Itanhaém e novo presidente da entidade, que depois confirmou a próxima reunião de prefeitos da Aprecesp-Turismo-Paulista, marcada para os dias 2 e 3 de marco, na estância de Serra Negra.

 

Chapa APRECESP UNIDA

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – Marco Aurélio Gomes dos Santos         

Prefeito de Itanhaém

Vice-Presidente – Leandro Luciano dos Santos              

Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro

1º Secretário – André Eduardo Bozola de Souza Pinto                     

Prefeito de Socorro

2º Secretário – Clodomiro Correia de Toledo Júnior               

Prefeito de Santo Antonio do Pinhal

1º Tesoureiro – Fernando Fiori de Godoy

Prefeito de Holambra

2º Tesoureiro – Gabriel dos Santos Oliveira Rosa

Prefeito de Cananéia

 

CONSELHO FISCAL

Marco Antonio de Oliveira

Prefeito de Morungaba

Aristides Silva Goes

Prefeito de Nuporanga

Ademir Maschio                      

Prefeito de Santa Fé do Sul

Edson Rodrigo de Oliveira Cunha                                  

Prefeito de Monte Alegre do Sul

Paulo Sergio Barboza de Lima

Prefeito de Águas de São Pedro

Modesto Salviatto Filho                  

Prefeito de Brotas

FOTOS: Flickr

Autor: 1
Data: 19/01/2018