Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

“Nossas estâncias precisam dos recursos do Dade”, destacou presidente da Aprecesp

Prefeitos de estâncias turísticas solicitaram a interferência do secretário de Turismo na liberação dos recursos do DADE, contigenciados pelo Governo do Estado.

Itanhaém (18/05) - A 2ª Reunião de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo ( Aprecesp -Turismo Paulista) reuniu em Itanhaém, entre os dias 17 e 18 de abril, prefeitos, secretários e diretores de turismo de 26 estâncias turísticas paulistas. Prestigiaram o evento, os deputados federal, Samuel Moreira, o estadual, Caio Franca, e o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.

Novas Parcerias

Durante a reunião foram assinados Termos de Cooperação entre a Aprecesp-Turismo Paulista e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), representada pela presidente Nacional, Miriam Petrone, e o Santos & Região Convention & Vistors Bureau, pelo gerente executivo Alex Veríssimo dos Santos.

O evento contou ainda com a apresentação do executivo de contas da Gerência de Atendimento Corporativo do Senac-SP, Maurício Carvalhinhos, que falou sobre as oficinas de capacitação e regionalização do turismo feitas com gestores públicos e representantes do setor nas estâncias paulistas.

Municípios de Interesse Turístico

O Secretário Roberto de Lucena falou sobre a recente aprovação pelos deputados estaduais da Proposta de  Emenda à Constituição 11/2013 que amplia o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias e estabelece novos critérios de avaliação das estâncias paulistas.

Na prática, esta iniciativa do governador Geraldo Alckmin institui 140 municípios de interesse turístico. Todos os 645 municípios paulistas, excetos as estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios, como:  potencial turístico; instalação do Conselho Municipal de Turismo; atendimento médico emergencial;  e o Plano Diretor de Turismo.

"A emenda à Constituição aprovada representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil", ressaltou o secretário Roberto de Lucena.

Dade

O presidente da Aprecesp-Turismo Paulista e prefeito de Socorro, André Bozola, aproveitou a presença do secretário estadual de Turismo para solicitar a sua interferência junto ao governador no sentido de liberar os recursos do Dade - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, anunciado por Geraldo Alckmin.

O orçamento previsto para as 70 estâncias paulistas era de 350 milhões de reais e com o contingenciamento linear de 25% o valor cairá para 268 milhões. Isso vai prejudicar em muito o ritmo das obras de infraestrutura turística nas estâncias”, afirmou. “Juntos, vamos buscar soluções para os problemas em comum, encontrar saídas e correr atrás das verbas  necessárias para os programas e projetos das estâncias”, destacou o presidente André Bozola.

Quem somos

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp – Turismo Paulista) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista.

FOTOS

Flickr - https://www.flickr.com/photos/97736029@N02/sets/72157651745080807/

VÍDEOS

a) Clip da Reunião de Itanhaém - https://youtu.be/MdBjpmsJyBA

b) Entrevistas dos Prefeitos - https://youtu.be/syqkGQo1QSs

 

Mais informações

secretaria@aprecesp.com.br   / imprensa@aprecesp.com.br

Tels.: (11) 3073-1350 – 3073-1437

www.turismopaulista.com.br

Autor: 3
Data: 19/04/2015