Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Secretário de Turismo apresenta o novo diretor do Dade

Presidente e o gerente executivo da Aprecesp são apresentados pelo secretário Roberto de Lucena ao novo diretor do Dade, Adalberto Ferreira da Silva 

São Paulo (20/05) - O Prefeito de Socorro e presidente da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, André Bozola, e o gerente executivo da entidade, Fernando Zuppo, foram recebidos pelo secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, e pelo novo diretor do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, Adalberto Ferreira da Silva, para tratar de assuntos relacionados ao Fundo das Estâncias.

Dade

A Secretaria de Turismo dispõe em sua estrutura do DADE, que, entre outras atribuições, é o órgão responsável pela transferência de recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.

Os recursos dos convênios dos 70 municípios turístico celebram com o DADE provêm do Fundo de Melhoria das Estâncias. A receita que o Fundo disponibiliza para os municípios é composta pela somatória dos Impostos Municipais de todas as estâncias por meio da apresentação de seu DREMU (Declaração de Receita Tributária Própria Municipal). Há também uma dotação oriunda do Governo do Estado no próprio Plano Plurianual.

O orçamento que é disponibilizado para cada cidade, anualmente, também varia de acordo com a participação do próprio município na composição do Fundo de Melhoria das Estâncias.

Novo diretor

O novo director do Dade, Adalberto Ferreira da Silva, é formado em arquitetura e urbanismo pela Unisantos – Universidade Católica de Santos e gerente de cidades pela FAAP – Fundação Alvares  Penteado. Iniciou sua trajetória no setor público como servidor municipal de Cubatão, em 1978. Na area acadêmica, foi professor de Planejamento Estratégico Municipal no Curso de Especialização (Pós-Graduação) em Gerenciamento de Cidades por 10 anos, na Universidade Estadual de Pernambuco, coordenou e ministrou aulas no curso de MBA em Planejamento Municipal na UNIMONTE – Santos. Foi diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Baixada Santista; a na Prefeitura Municipal de Cubatão, atuou em várias Secretarias e cargos, com ênfase ao trabalho que desenvolveu como secretário de Planejamento Urbano e Orçamentário por quatro mandatos.

Novo COC

A verba do DADE é um recurso que está disponível para cada município turístico no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, onde a verba será aplicada.

Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias - COC, por meio de planos de trabalho. Quando o Conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADE. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADE, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.

Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias - COC tem a função de planejar, supervisionar e controlar a distribuição dos recursos financeiros do Fundo de Melhoria das Estâncias. É composto por seis membros, entre eles três prefeitos de municípios turísticos, escolhidos pelo Governador Geraldo Alckmin, indicados pela Aprecesp, além de um representante da entidade. Os novos prefeitos escolhidos para o COC são:

Fernando de Godoy – Prefeito de Holambra.

Eugênio José Zuliani (Geninho) – Prefeito de Olímpia.

Orlando Pereira Barreto Neto (Du Barreto) – Prefeito de Brotas.

Fernando Zuppo – representante da Aprecesp.

Mais informações

secretaria@aprecesp.com.br  / imprensa@aprecesp.com.br

Tels.: (11) 3073-1350 – 3073-1437

www.turismopaulista.com.br

Autor: 3
Data: 20/05/2015