Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Aprecesp realiza ações em prol do patrimônio histórico e cultural nas estâncias

Realizado pela Associação de Prefeitos das Cidades Estâncias de São Paulo (APRECESP), o “1° Fórum Patrimônio Histórico e Cultural: oportunidades, negociação e conflitos” trouxe resultados positivos. O encontro ocorreu em São Luiz do Paraitinga, na última quarta-feira (21), e ficou decidido que as cidades associadas irão realizar uma série de ações em prol da preservação dos monumentos.

 

Primeiramente, será iniciado um levantamento das necessidades apresentadas pelos municípios. A partir de então, os participantes enviarão propostas de ações a serem acompanhadas Aprecesp junto aos órgãos participantes, a partir do contato da entidade.

 

O presidente da Aprecesp e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, destacou a importância da iniciativa para as cidades estâncias. "Preservar o patrimônio histórico e cultural dos municípios é incentivar a sua vocação turística. Vamos agregar informações fundamentais e auxiliar as cidades a traçar ações e projetos respaldados pelos órgãos competentes”.

 

Participaram do encontro diversos técnicos que esclareceram dúvidas e enriqueceram o debate. Estiveram presentes também o secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra, o deputado estadual Padre Afonso Lobato – representou a Mitra Diocesana de Taubaté –, a prefeita anfitriã, Ana Lucia Bilard Sicherle, e os prefeitos Jorge Rodrigues da Silva Filho 'Peleco' (Bananal), Gabriel Rosa (Cananeia), Durval Adelino de Morais (Eldorado), Wilson de Almeida (Iguape) e Claudio Henrique da Silva, o Zizo (Lagoinha); além dos vereadores de São Luiz do Paraitinga Adilson e José Roberto. 

 

Durante o evento, 19 municípios paulistas estiveram representados: Bananal, Cananeia, Caraguatatuba, Eldorado, Guaratinguetá, Iguape, Itanhaém, Itu, Joanópolis, Lagoinha, Lorena, Olímpia, Peruíbe, Santos, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, Taubaté e Ubatuba.

 

FÓRUNS TEMÁTICOS – O evento em São Luiz do Paraitinga foi o primeiro da série “Encontros Temáticos: desafios e soluções”, que envolverão as 70 cidades associadas com o objetivo de debater e buscar novas ideias aos desafios de cada uma das estâncias paulistas. Ao todo serão realizados outros quatro fóruns, com os temas: Turismo Rural, Turismo Ferroviário, Turismo Naútico e Aviação Regional.

 

FOTOS - Flickr

 

Autor: 1
Data: 23/03/2018