Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Estâncias turísticas terão de se adequar à nova lei

A fim de apresentar as novas mudanças na legislação que trata dos municípios considerados Estâncias Turísticas, a Prefeitura realizou na manhã de terça-feira (22) uma coletiva de imprensa que contou com a participação de Fernando Zuppo, gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e membro do Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias das Estâncias (COC).

 

De acordo com o gerente, o turismo é uma área que depende muito de vontade política. “Dentre os fatores necessários para que o turismo se desenvolva, a vontade política é um dos principais. Hoje em dia ainda existe prefeito que não acredita no turismo… que fala que não irá tirar de outras áreas para investir no turismo. Para esses eu digo que investindo no turismo, você pode ter retornos que podem ser investidos em demais áreas. Turismo é um fator de desenvolvimento econômico e social”, destacou.

 

Segundo a Diretora de Turismo, Patrícia Merlin, que apresentou os dados sobre o turismo na cidade, Salto atende a maioria dos critérios que pesarão na nova avaliação das estâncias a partir de 2018, sendo eles: Destino consolidado; vocação para turismo pedagógico, cultural e ecológico ; equipamentos turísticos (hospedagem, alimentação, serviços de informação e receptivo turístico); infraestrutura de apoio ao Turismo; infra estrutura básica (água potável, coleta e tratamento de esgoto, e gestão de resíduos sólidos); plano diretor de turismo; COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) ativo; população com até 200 mil habitantes; estudo de demanda turística realizada por entidade especializada e lei municipal das MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

 

Fonte: Primeira Feira 

Autor: 3
Data: 24/09/2015