Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

JORNAL DO INTERIOR: Cursos do Senac para gestores públicos e privados das prefeituras estância

Plano de Marketing, Design de Experiências e Elaboração de Roteiros Turísticos são os temas dos cursos oferecidos gratuitamente pela APRECESP

 

Neste momento de retomada das atividades turísticas proporcionado pelo avanço da vacinação e a adoção dos protocolos de prevenção, a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – APRECESP mantêm o compromisso com a qualificação continuada com a realização de três cursos do Senac voltados à capacitação turística em áreas previamente escolhidas pelos próprios de gestores públicos e privados das prefeituras estância. Os cursos, que estão sendo feitos por etapas, são gratuitos para determinado número de representantes das estâncias (membros da secretaria ou diretoria de turismo e do Conselho Municipal de Turismo).  

 

O primeiro curso, Design de Experiências Turísticas, que está sendo ministrado pela Profª. Me. Valéria Andrade de Thomaz, docente do Senac Jundiaí, começou em julho e vai até setembro. O curso tem uma carga horária de 56 horas, divididos em 19 encontros (virtuais) que são realizados duas vezes por semana, com duração de três horas. Este grupo é formado por 22 representantes de oito prefeituras - Bragança Paulista, Campos do Jordão, São Vicente, Santa Rita do Passa Quatro, Cananéia, Ibitinga, São Pedro e Brotas. 

Estamos propondo aos alunos um olhar criativo para sua cidade, de acordo com as novas tendências de consumo e comportamento do turista. Ao final, cada participante vai apresentar uma experiência turística inédita, genuína e que incentive a economia criativa local”, afirma Valéria.

 

Já o curso de Planejamento de Marketing Turístico, ministrado Prof. Ana Raquel de A. Dias do Senac Bertioga, começou em agosto e vai até novembro. Ao total são 90 horas de curso, divididas em 30 encontros (virtuais), na mesma periodicidade do curso anterior. São 24 alunos que representam seis estâncias - Iguape, Ilha Comprida, Itu, Socorro, Ribeirão Pires e Piraju. 

"O desafio é que os participantes identifiquem a identidade e a vocação da sua cidade para que possamos elaborar um plano de marketing para cada uma das estâncias participantes", destaca Ana Raquel. 

 

Em outubro começa o curso de Elaboração de Roteiros Turísticos que vai até novembro. Serão ao todo 8 encontros, dois por semana por três horas, num total de 24 horas de carga horária do curso. Já estão inscritas dez estâncias - Águas da Prata, Águas de Lindóia, Campos Novos Paulista, Cunha, Guaratinguetá, Holambra, Paraguaçu Paulista, São Roque, São Sebastião e Serra Negra. 

Neste curso objetivamos que os participantes desenvolvam ideias de roteiros turísticos para a cidade, com criatividade, inovação, sustentabilidade, planejamento e logística”, afirma Valéria A. de Thomaz, que também será responsável por este curso.

 

“Nesta 1ª etapa estão sendo capacitados representantes de 24 estâncias, mas nosso objetivo é que todas as 70 associadas passem por estas três qualificações. O momento é de retomada e com conhecimento técnico ela fica mais sustentável e segura”, destaca Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP. 

 

FONTE; JORNAL DO INTERIOR (UVESP)

 

Autor: 1
Data: 26/09/2021