Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Aprecesp participa de Curso de Turismo Sustentável em Áreas Rurais – OIT em Botucatu

O Curso de Turismo Sustentável em Áreas Rurais é uma iniciativa do Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/ OIT), junto do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac São Paulo (Brasil), tendo sido ministrado na cidade de Botucatu/SP, durante o período de 24 a 28 de novembro de 2014.

Um dos principais eixos do curso foi o intercâmbio de experiências entre os participantes de 10 países, entre eles: Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru, Uruguai além dos professores oriundos da Argentina, Espanha e Portugal.

Fátima Fongaro e Mayra Hirakawa, ambas gerentes de relações institucionais, representaram a APRECESP durante o curso, difundindo as práticas da associação através de apresentações e atividades em grupo, assim como por meio da entrega de materiais impressos (folhetos de segmentação turística e guia das estâncias nas línguas espanhola e portuguesa), e exibição de vídeos institucionais. 

Fernando Zuppo, gerente executivo da associação, compôs a mesa redonda,

no terceiro dia de curso, abordando a regionalização e planos de desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo. Através deste contato com os demais participantes do curso nasceram oportunidades para novas parcerias, inclusive internacionais. 

Representantes das estâncias de São Bento do Sapucaí e São Roque também realizaram a capacitação, e na oportunidade apresentaram seus casos de sucesso relacionados ao turismo em áreas rurais, ressaltando a importância do apoio da APRECESP.

Visitas técnicas in loco envolveram a Cantina Bela Vista, a Estância Jacutinga e a Fazenda Lageado, mais conhecida como Museu do Café de Botucatu. 

Entre os diversos temas abordados estão:

- Turismo sustentável e desenvolvimento local;

- Contribuição do turismo para promoção do trabalho decente;

- movimento slow food;

- identificação de recursos turísticos no território; 

- mesa redonda: regionalização e planos de desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo.

 

Confira fotos do evento

Autor: 3
Data: 28/11/2014