Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Atrativo

Parque Estadual da Vassununga
O Parque Estadual Vassununga abriga um sobrevivente da natureza, o Patriarca, árvore anterior à chegada dos portugueses por aqui e considerada por estudiosos ligados à USP a mais antiga do Brasil.
Parque Estadual da Vassununga

Com 42 metros de altura e 4 metros de diâmetro (são necessárias 13 pessoas para “abraçar” a árvore), é o maior jequitibá-rosa de São Paulo, segundo a Fundação Florestal - é um pouco mais baixo que uma árvore da mesma espécie em Camacã, na Bahia. A mais alta conhecida é um angelim vermelho gigante da Amazônia, de 88 metros. Mas a principal diferença é que o Patriarca pode ser visitado em Santa Rita do Passa Quatro, a cerca de 245 km de São Paulo, em uma larga trilha (passa até carro) de cerca de mil metros. Ou seja, enquanto as grandes árvores da Amazônia ficam a 220 km de qualquer concentração humana, com acesso muito complicado, o Patriarca está quase na beira da Rodovia Anhanguera.

Com o tempo, o parque foi ficando cada vez mais organizado e, com de trilhas e sinalizações de diversas árvores, é possível chegar bem perto da árvore. E só assim dá para sentir a “escala” em relação ao tamanho da árvore, o equivalente a um prédio de 14 andares.