Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Estâncias

Itu
Apresentação
Itu, cujo nome vem do termo indígena “Utu-Guaçu” ou “Itu-Guaçu” que significa grande cachoeira, é conhecida pela sua importância na história do Brasil. Na cidade pode ser visto no centro histórico um rico patrimônio, como igrejas barrocas, casarões e museus.
Itu sempre foi um espaço de grandes acontecimentos, o que lhe confere alcunhas que fortalecem a sua vocação turística, como: “Berço da República”, “Roma Brasileira”, “Ouro Preto Paulista”, “Cidade Cinema no Vale do Sol” e, a com maior presença no imaginário popular, “Cidade dos Exageros”. 
Itu foi entreposto na rota dos bandeirantes rumo à cidade de Cuiabá (MT) e até hoje as cavalgadas, herança dessa época, fazem sucesso entre os turistas, inclusive com passeios sob a lua cheia. Na área rural podem ser visitadas diversas fazendas históricas que atualmente são abertas ao turismo.
Conhecida nacionalmente como a Cidade dos Exageros, expressão cunhada pelo humorista Simplício, do programa de TV Praça da Alegria, no centro da cidade encontram-se o 
semáforo e o orelhão gigantes.
Há 15 anos integra o consórcio turístico Roteiro dos Bandeirantes, que envolve outras sete cidades que são margeadas pelo Rio Tietê. 
Principais atrações - Centro Histórico (Séc. XIX), Orelhão de Itu e Semáforo Gigantes, Museu Republicano “Convenção de Itu”, Igreja Matriz Nossa da Candelária, Estrada Parque (Rodovia dos Romeiros), Parque do Varvito, Praça dos Exageros, Cidade da Criança, Quartel Deodoro, Fazenda do Chocolate, Casa do Bandeirante (Chácara do Rosário).
 
Receptivo
Centro de Atendimento ao Turista - Rua Paula Souza, 565, Centro, Itu/SP, fone: 4023-1544, seg. à sexta, das 08h até as 17h e aos sábados e domingos, das 09h às 18h.
Rodoviaria - Rua Dr. Octaviano Pereira Mendes, nº 500, Centro - Itu, fone: (11) 4023-1314, funcionamento permanente.
Aplicativos: Uber e 99
Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 - Avenida Nove de Julho, 691, Nossa Senhora Aparecida Fones: 4013-2376/ 4013-0949 / 4013-2714 
Pronto Atendimento Municipal – “Mário Moraes Bourguignon” – Vila Martins Endereço: Rua Itagiba Vilassa, s/nº, Vila Martins Fone: 4019-1354
Guarda Civil Municipal: 199 - 24 horas   
Delegacia de Policia: (11) 4022-2444
Segmentos Turísticos
Ecoturismo Estudos e Intercâmbio Negócios e Eventos Religioso Rural Social Gastronomia Cultural
Canais oficiais de Itu
Centro Histórico

Toda vez que alguém fala de Itu, a primeira coisa que vem à mente é o enorme orelhão na Praça da Matriz e os grandes semáforos espalhados pelo município, não é mesmo? Mas o centro histórico tem muito mais.
Museu da Energia de Itu

O Museu da Energia de Itu estimula o público a repensar sua relação de consumo e uso consciente dos recursos naturais, especialmente, a água.
Parque Maeda

O Parque Maeda, localizado em Itu (SP), conta com infraestrutura completa de lazer e hospedagem ao visitante, incluindo pesqueiro, um dos restaurantes mais diversificados do país e um dos maiores jardins japoneses do Brasil.
Trem Republicano

O Trem Republicano reserva diversos passeios com preços acessíveis e muita animação. tem opções com café da manhã, ida e volta com almoço, Parque Maeda e city tour histórico.