Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Estâncias

Ilhabela
Apresentação

Ilhabela abriga 42 praias, cachoeiras, picos e um Parque Estadual que protege 83% do seu território. Os ventos perfeitos fazem dela a "Capital Nacional da Vela", lugar propício para pratica de todas as categorias de vela e outros esportes náuticos, como kitesurf, windsurfe, stand up paddle, canoismo, surf e pesca. 

As praias voltadas para o Canal de São Sebastião são mais urbanizadas, movimentadas e onde é possível chegar de carro pela estrada, que liga a balsa ao centro, ao norte e ao sul da ilha. Já as praias que tem a face para o mar aberto são mais desertas, com pouca estrutura e não há estrada, onde se chega por longas trilhas a pé, de 4x4 ou de barco. Entre as mais procuradas estão Bonete e Castelhanos. 

O destino também é privilegiado em pontos de mergulho, com variada vida marinha e com vários naufrágios. 

Possui ampla e diversa rede de hospedagens, além de oferece uma boa variedade de restaurantes com diferentes propostas, do rústico ao sofisticado. Sua gastronomia é marcada pela cultura caiçara e frutos do mar. Para completar a lista de atrativos turísticos, oferece um calendário recheado de shows, festivais gastronômicos e eventos esportivos quase todos os finais de semana do ano. 

Principais atrações - Praias do Bonete, do Curral e do Jabaquara, Mergulho na Ilha das Cabras, Cachoeira dos Três Tombos e dos Gatos, Passeio de Jipe para a Praia de Castelhanos e visita ao Centro Histórico.

Receptivo

Centro de Atendimento ao Turista - Praça Vereador José Leite dos Passos, n° 14 Barra Velha. Horário de funcionamento das 08h00 às 17h00. Tel: (12) 38957492. 

Empresa de ônibus: Expresso Fênix. Das 4h30 à 1:00. (12) 3895-4252. fenixfacil.com.br

Hospital Mário Covas - Av. Profº Malaquias de O. Freitas, 154 - Barra Velha - Tel: (12) 3895-3520 - 24 horas

Delegacia de Polícia - R. Joaquim S de Oliveira, 518 - Barra Velha - Tel: (12) 3895-7111. 24 horas

Segmentos Turísticos
Ecoturismo Aventura Esportes Estudos e Intercâmbio Pesca Náutico Sol e Praia Gastronômico Cultural
Canais oficiais de Ilhabela
Centro Histórico

Foi o cenário onde surgiu o primeiro povoado na Ilha, e onde se ergueu a Igreja Matriz, a Cadeia, o Fórum e o Pelourinho. Benfeitorias responsáveis por elevar a Ilha da condição de povoado à Vila no século 19 e emancipar-se da Vila de São Sebastião.
Ilha das Cabras

A ilha das Cabras, ao sul de Ilhabela, é considerada um dos principais pontos de mergulho da região.
Ilha dos Búzios

Segunda maior ilha da cidade, a dos Búzios está a aproximadamente 30 quilômetros do centro no sentido Leste – onde fica a famosa Praia de Castelhanos – e abriga uma comunidade caiçara.
Naufrágios e lendas

Ilhabela é palco de muitos naufrágios ao longo de sua história. Além do acidente que afundou o Príncipe das Astúrias, que deixou 443 mortos e 143 sobreviventes, foram contabilizados outros 22 naufrágios.
O dia em que o Príncipe de Astúrias naufragou em Ilhabela

Herson Capri tinha nove anos quando sua mãe, Yole, o levou para ouvir o relato do naufrágio do Príncipe de Astúrias da boca de um de seus sobreviventes: o tio Renato, de 60.
Parque Fazenda Engenho D'Água

Uma das joias da história de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água abriga inúmeros fatores das épocas coloniais, datada no século XVII. Tombada pelo Condephat e pelo Iphan, é constituída de um terreno plano e de frente para principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila.
Pico do Baepi

O pico mais famoso de Ilhabela é o Baepi — em tupi-guarani: "morro calvo" ou careca, pelado — atribuído pelos índios tupinambás em alusão ao pico desprovido de vegetação.
Praia da Figueira

A Praia da Figueira em Ilhabela é ideal para quem busca contato com a natureza. Acesso é feito por trilhas, mas vale o esforço: mar calmo, verde; areia fina e branca. Um paraíso isolado que merece a visita
Praia da Fome

A Praia da Fome, em Ilhabela, no Litoral Norte, é uma daquelas praias que tira o fôlego logo na chegada com tanta beleza. Com um cenário paradisíaco incrível, a praia da Fome é pequena e bem reservada, por estar nas comunidades tradicionais do arquipélago, mas a sua beleza natural apaixona.
Praia da Pacuíba

Para alcançar a estreita faixa de areia, de apenas 127 metros, desta praia é preciso percorrer cerca de 3 km de carro de estrada de terra, depois do fim do trecho pavimentado, e fazer uma trilha de 212 metros na mata, de aproximadamente cinco minutos.
Praia de Castelhanos

Ponto preferido dos turistas apaixonados por esporte off-road. Um carro de passeio comum dificilmente conseguirá fazer o trajeto até Castelhanos. Por isso, a praia é um destino comum para quem tem carros 4x4.
Praia do Bonete

O Bonete é considerada uma das praias mais bonitas do país. É uma comunidade de pescadores caiçaras que só pode ser acessada por barco ou a pé em uma trilha de 12 quilômetros.
Praia do Curral

A Praia do Curral em Ilhabela é a mais badalada e uma das mais visitadas da cidade. Local é o preferido de jovens que curtem som e curtição. Tem um pôr do sol incrível e estrutura de primeira
Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara em Ilhabela tem águas cristalinas com tons turquesa e do lado direito lindas pedras formam verdadeiras esculturas naturais. A praia é um pouco afastada e linda por natureza, o que deixa o cenário ainda mais lindo.
Praia do Poço

Entre as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela, tem a que leva a Praia do Poço, que é uma pequena praia localizada na parte norte da Ilha, acessada por uma trilha exigente de 4 horas a partir da Praia do Jabaquara ou por barco.
Saco do Eustáquio

O Saco do Eustáquio fica próximo a Castelhanos e, normalmente, está incluso no mesmo pacote. A praia é acessível apenas por mar.