Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

5 ideias de destinos com a natureza no Estado de São Paulo
Praias, cachoeiras, cavernas, rios, mata preservada e lindas paisagens

Se você está na capital paulista e procura opções de destinos com natureza perto de São Paulo, este post vai te ajudar e muito. Procuramos destacar, aqui, cidades que oferecem várias opções de atividades de ecoturismo, além de lugares belíssimos para se conhecer. E o melhor: você consegue chegar em cada uma delas com facilidade a partir da capital paulista.
A natureza em São Paulo, assim como sua população, é bem diversificada. Por isso, você pode curtir praias, cachoeiras, cavernas, rios, matas preservadas e lindas paisagens em vários pontos do estado. Por isso, vale muito a pena cair na estrada e explorar cada um destes destinos que separamos para te apresentar. Preparado para começar?
Destinos com natureza perto de São Paulo

Ilhabela
Localizado a 202 km de São Paulo, a famosa Ilhabela fica no litoral norte do estado e tem praias incríveis, várias trilhas, cachoeiras e vistas que garantem uma viagem inesquecível para quem ama natureza. Além disso, tem excelente estrutura e boas opções de hospedagem que convidam a passar dias por ali.
Não é à toa que Ilhabela é um dos destinos mais cobiçados do litoral paulista.  O arquipélago tem mais de 30 praias e grandes montanhas cobertas por vegetação preservada, onde é possível encontrar belas cachoeiras.
Entre as principais atividades de ecoturismo para fazer no arquipélago, destacam-se os esportes aquáticos – principalmente o mergulho – e o trekking. Você pode, também, fazer passeios de barco e bicicleta ou apenas caminhar nos calçadões à beira-mar.
As principais praias de Ilhabela são: Praia do Jabaquara, Praia da Armação, Praia Pedra do Sino, Praia da Fome, Praia do Saco do Eustáquio, Praia de Castelhanos, Praia do Curral, Praia Grande, Praia da Feiticeira e Praia da Ilha das Cabras.
Brotas
Outro destino perfeito para se surpreender com a natureza no Estado de São Paulo, Brotas é o lugar ideal para quem ama ecoturismo. A cidade fica a 240 km da capital paulista e é cercada pela Mata Atlântica. Lá você encontrará várias cachoeiras e alguns ecoparques, onde é possível fazer trilhas, rafting, rapel, canionismo, escalada e tirolesa.
Entre os lugares para visitar em Brotas, destacam-se o Recanto das Cachoeiras – que, além de duas lindas cachoeiras, tem uma praia artificial -, o Ecoparque Cassorova e o Viva Brotas Eco Parque, que abriga a primeira tirolesa com bicicleta do Brasil.
Além disso, a cidade tem um centro muito charmoso que convida para um bom passeio.  Nele, fica o Parque dos Saltos, onde há três quedas d’água que faziam parte da antiga usina hidrelétrica da cidade.
Cananéia
Tombada como Patrimônio Natural da Unesco, a cidade de Cananéia é um lugar incrível para quem busca contato com a natureza. Primeira vila fundada no Brasil, fica a 271 km da capital paulista, no extremo sul do litoral do estado.
A cidade fica em uma área preservada, cercada por mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica, e já foi apontada como o melhor roteiro ecológico do mundo. Por isso, é um dos destinos para se surpreender com a natureza em São Paulo.
Entre tudo o que é possível ver e fazer em Cananéia, vale a pena visitar suas belas praias, com destaque para a Praia do Pereirinha, a Praia do Marujá, a Ilha do Abrigo e a Praia Pontal do Leste. Separe um tempo, também, para conhecer suas cachoeiras, principalmente a Cachoeira Grande, Cachoeira do Mandira, Rio das Minas e do Pitu.
São Bento de Sapucaí
São Bento do Sapucaí é uma bela cidade do interior de São Paulo que tem ótimas opções de passeios para quem curte história, natureza e aventura. Localizado a 200 km da capital paulista, o destino fica na Serra da Mantiqueira e conserva o charme do interior.
A cidade é pequena, mas está em uma região privilegiada da Serra da Mantiqueira, com muitos lugares para se visitar. Entre eles, está o Complexo da Pedra do Baú, com várias trilhas – de diferentes graus de dificuldade – que levam a picos que revelam paisagens belíssimas.
É possível, também, conhecer belas quedas d’água em São Bento do Sapucaí, como a Cachoeira do Toldi, a Cachoeira dos Amores e a Cachoeira do Encontro. Por fim, vale a pena visitar o Ecoparque Pesca na Montanha, que oferece várias atividades ao ar livre, como pesca, observação de pássaros, arco e flecha e mini golfe.

Veja mais
Autor: Guia Viajar Melhor
Data: 03/12/2021