Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Vale Histórico: 5 lugares imperdíveis para conhecer
Bananal e São José do Barreiro tem muita história do ciclo do café

Vale Histórico, como o próprio nome já diz, representa uma região que tem muita história no Vale do Paraíba, uma das mais ricas do estado de São Paulo.  Embora seja composto por cidades pequenas e com pouca movimentação, possui vários lugares e curiosidades incríveis que vale um final de semana. Desta maneira, o blogue Decor & Dicas vai falar sobre o assunto nesta terça-feira, dia 4 de janeiro de 2022.
Primeiramente, visite Bananal, uma cidade de cerca de 10 mil habitantes e que é a maior daquela microrregião. Neste lugar, existem várias antigas fazendas dos tempos dos Barões do Café. Assim, elas podem ser visitadas durante o ano e algumas até já foram cenários de gravação de novelas da Rede Globo. E o Decor & Dicas sugere até se hospedar em algumas delas, que oferecem o serviço de hotelaria.
Além disso, ainda em Bananal, aproveite para conhecer as construções antigas do centro da cidade e a estação de trem. Rende várias boas fotos e as casas ainda mantêm a arquitetura original do século 19. Embora o ciclo do café já tenha acabado, a cidade ainda oferece café de qualidade e vale a pena experimentar em qualquer padaria no centro de Bananal.
Depois, uma terceira dica é visitar a cidade de Areias, que fica ao lado. Por lá, a visita à Casa de Cultura é obrigatória. Afinal de contas, centenas de objetos históricos foram reunidos no prédio. Antigamente, o espaço já foi a Câmara de Vereadores e até a Cadeia Pública da cidade, no século 19. Hoje, é um prédio bem cuidado, no centro da cidade, e com entrada gratuita.

Outras cidades do Vale Histórico
Agora, uma quarta dica é visitar São José do Barreiro, outra cidade do circuito do Vale Histórico. Assim como as suas vizinhas, também chama a atenção pelos prédios históricos. Além disso, tem uma bela visão da Serra da Bocaina e é uma cidade muito procurada para passeios ecológicos. Pequena, com cerca de 7.000 habitantes, também é uma região tranquila e segura.
Por fim, passe por Silveiras, outra cidade do Vale Histórico, com alguns prédios antigos e muitas histórias dos tempos dos barões do Café. Entretanto, essa cidade também chama a atenção pela forte atividade ligada ao artesanato. Para quem gosta, é um prato cheio. Assista um vídeo do canal ‘Cidade&Cultura’, com mais algumas dicas sobre o que fazer na cidade de Bananal.

Veja mais
Autor: Blog Decor & Dicas
Data: 05/01/2022