Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Casal constrói castelo medieval no interior de SP
Localizado no Morro do Saboó, em São Roque (SP), a previsão de inauguração é no próximo ano

Viver uma realidade quase cinematográfica é uma das propostas de um casal de empresários que decidiu construir um castelo no Morro do Saboó, em São Roque (SP). A arquitetura busca ser fiel ao período da Idade Média, de forma que apreciadores da época possam se aventurar pelo espaço.
Histórias de castelos e guerreiros estiveram presentes desde a infância na vida de José Eduardo Pereira, de 44 anos. Ao g1, ele explicou que o avô nasceu na cidade de Ourém, em Portugal, e contava lendas medievais para a família.
O avô de José Eduardo tinha o sonho de construir um castelo e, como não conseguiu concretizar o projeto em vida, o neto resolveu tornar esse desejo em realidade. Para isso, ele teve a ajuda da esposa, Magali Pereira Dias, de 29 anos.
A gente quer chegar o máximo possível na autenticidade. Tudo o que a gente vê aqui, por exemplo, as paredes, nós desenvolvemos a textura com rocha moída para dar esse aspecto de rocha deteriorada. O nosso castelo é uma inspiração do século XI”, conta José.
Estrutura
O castelo fica em um terreno de quase 70 mil metros quadrados, sendo quatro mil de área construída. A obra começou em 2016 e a previsão de inauguração é no próximo ano. A estrutura pode comportar até quatro mil pessoas.
Ao entrar no castelo, já é possível encontrar algumas peças em exposição, como espadas e armaduras. Porém, alguns ambientes ainda não estão prontos e os criadores estão na fase de testes para adaptar a estrutura e pensar a decoração.
Pelos corredores e escadas já foram instaladas tochas que iluminam a passagem com sensor de presença. Algumas salas de jantar e quartos também estão com móveis de madeira. As fechaduras e cadeados são todos de ferro e com detalhes medievais.
"A partir do momento que as pessoas passam em portão é como se elas voltarem no século XI. Queremos oferecer a experiência com bebidas, comidas e até as músicas", explica Magali.
Ambientes
Além das salas temáticas e salões, o projeto também conta com um calabouço do lado de fora do castelo, que funcionará como um bar. A intenção é proporcionar uma experiência com músicas enquanto o visitante aproveita o espaço e a contemplação da paisagem do Morro do Saboó.
Outra parte do castelo terá um vilarejo e uma arena, onde acontecerão os jogos medievais e feiras. Os ambientes ainda estão em construção. O trabalho, agora, de acordo com José Eduardo, é adequar a arquitetura e estruturar os acessos para pessoas com dificuldade de locomoção.
A gente está tentando chegar o mais possível perto da realidade e respeitando as normas dos bombeiros, vigilância, prefeitura. O castelo é uma inspiração do século XI, então, esse desafio é muito grande", explica.
Imersão e cultura
O casal tem o projeto de abrir o castelo para visitação de alunos das escolas. O objetivo é que o passeio possa ensinar sobre a cultura e história da Idade Média e também conscientizar sobre questões relacionadas ao meio ambiente.
"O nosso desafio é você ter a experiência visual, auditiva, paladar. Então, realmente imersiva. A gente quer fazer uns eventos com os animais. Temos parceria com um projeto de treinamento de aves e pretendemos adotar medidas para preservar a natureza ao redor do castelo", explica Magali.
O casal também planeja a contratação de funcionários que serão parte da atração, como artistas, mágicos e guias que atuarão como figurantes ao mesmo tempo.
Antes do visitante entrar no castelo, haverá aluguel de roupas disponível para que eles tenham uma experiência completa. Será possível escolher o tipo de fantasia, mas, caso o visitante já possua a roupa, o aluguel não será necessário.
Testes
Apesar das dificuldades, o casal está animado com o projeto e relata que muitas pessoas estão procurando o castelo nas redes sociais para visitas.
Por enquanto, o local não é aberto ao público. A previsão é de que no próximo ano eles façam alguns eventos testes para avaliarem possíveis adequações.
"Temos que ir devagar porque não sabemos como o brasileiro vai se comportar. Vamos ter que fazer vários testes antes de organizar um evento. As pessoas já estão se interessando. Só pela contemplação do castelo, já tem um público.”
Quando for definido o formato, será promovido o evento de inauguração, no qual as pessoas vão poder adquirir um ingresso para participar.
É um sonho realizado. O reconhecimento das pessoas, para nós, é o pagamento de tudo. Das pessoas entrarem aqui e se emocionarem. Algumas até choraram", lembra José.

 

Veja mais
Autor: G1
Data: 05/12/2021