Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Forte São João, em Bertioga, reabre com exposição inédita
Mostra apresenta a história do Brasil, do Forte e também de Bertioga

O Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, reabriu para visitação a com uma exposição inédita em Bertioga, no litoral de São Paulo. A mostra apresenta a história do Brasil, do forte e também do município, através de diversos pontos de vista, aproximando os bens culturais tombados às comunidades locais contemporâneas.
A exposição conta com artefatos de diferentes povos indígenas locais, além de quatro máquinas cenográficas interativas divididas por temas: personagens históricos da fortaleza, recortes e textos antigos da cidade, uma máquina-jogo de pescaria – que aborda a cultura caiçara – e máquina-jogo batalha naval – que aborda técnicas de pirobalística dos canhões das fortalezas. A curadoria é assinada por Marília Bonas, museóloga especialista em mostras históricas.
Para receber o novo acervo, a fortaleza passou por reformas. Foram executadas diversas melhorias, entre elas, alinhamento do telhado colonial, substituição de portas e janelas, além de pintura especial à base de cal virgem, material apropriado para edificações de caráter histórico. Os funcionários que trabalharam na reforma passaram por capacitação para executar os reparos e a pintura.
Para fortalecer o potencial formativo da nova exposição, um projeto educativo será realizado pelo Coletivo Zebra5. O grupo produziu um material para professores, e também com um inédito conjunto de audioguias, contemplando três tipos de narrativas: uma histórica, outra ficcional e uma para públicos com deficiência visual.
A nova atração é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sesc de Bertioga, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 18h. O Forte São João de Bertioga fica na Av. Vicente de Carvalho, no Centro.
Forte São João
O Forte teve sua primeira estrutura levantada em 1536, ainda com outro nome, e feito em madeira. Posteriormente, entre 1551 e 1553, foi reconstruído em alvenaria, sob as ordens e plantas da coroa real portuguesa, e se estabeleceu como ponto militar para ataque e defesa da ocupação portuguesa.
O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país. A candidatura do Forte São João deve ser oficializada em 2022 pela Unesco.

 

Veja mais
Autor: G1
Data: 05/12/2021