Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Olímpia recebe a 2ª Reunião de Prefeitos da Aprecesp-Turismo Paulista

A estância turística de Olímpia, localizada a 452 quilômetros da capital paulista, sediou a 2ª Reunião de Prefeitos da Aprecesp – Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo, entre os dias 05 e 06 de maio. 

 

O evento, organizado com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olímpia, reuniu  31 prefeitos, 6 vice-prefeitos, 26 secretários municipais de Turismo, num total de 70 estâncias,  44 estavam representadas.  O Secretário Estadual de Turismo, Laércio Benko, também esteve presente junto com o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADETUR), Antonio Vaz Serralha, além dos deputados estaduais, Orlando Bolçone e Marco Vinholi.

 

COC

No dia 05, foi realizada na sede da Secretaria de Turismo, a reunião do COC – Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, quando foram aprovados 105 pleitos de 31 estâncias paulistas. Este é o 1º passo para que cada estância possa receber recursos do DADETUR para investimentos em infraestrutura turística.

À noite, foi realizado um coquetel de boas-vindas, com a presença de diversas autoridades, em um novo empreendimento turístico, um parque aquático, chamado Hot Beach. Entre os presentes estavam os deputados estaduais Itamar Borges e Sebastião Santos.

 

Reunião de Prefeitos

No dia seguinte, foi realizada a reunião ordinária de Prefeitos da Aprecesp, no salão de convenções do Thermas dos Laranjais e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, deputados, vereadores, secretários de turismo, entidades de turismo e demais representantes das estâncias paulistas.     

Abrindo os trabalhos, o presidente da entidade, o prefeito Fernando Fiori Godoy, de Holambra, fez um breve relato de recente visita ao Ministério do Turismo, quanto foi recebido pelo ministro Max Beltrão. “Na ocasião, discutimos a possibilidade de investimentos do governo federal em cursos de capacitação para as estâncias paulistas”, destacou.

 

Geraldo Alckmin

O presidente da Aprecesp também relatou falou? sobre recente visita ao Palácio dos Bandeirantes, quando ele, juntamente com toda a diretoria da Aprecesp, foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin. “Na pauta a postergação do prazo para o ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MIT’s),  repasses de verbas do DADETUR e redução do contingenciamento dos recursos para investimentos em infraestrutura turística”.

 

DADETUR

O evento contou com a apresentação do secretario de Turismo, Laércio Benko, que destacou o empenho do governo estadual em agilizar os processos de liberação dos recursos oriundos do Dadetur. “Com o repasse dos 4% do valor total do fundo de investimentos das estâncias, a secretaria pode contratar mais profissionais, entre eles engenheiros e turismólogos, agilizando assim a análise dos pleitos de investimentos solicitados pelas estâncias”, afirmou Benko.

O diretor do DADETUR, Antonio Serralha, destacou o empenho do órgão em aprovar o mais rápido possível os pleitos das estâncias. “Quando assumimos, tínhamos mais de 1.200 convênios parados, hoje, já demos andamento a 1.044 projetos, fizemos mais de 140 visitas técnicas, com cerca de R$ 15 milhões empenhados”, destacou Serralha.

 

300 anos de Aparecida

Ainda na reunião, o diretor de Marketing e Negócios do Santuário Nacional de Aparecida, Marcos Spalding, fez uma breve apresentação sobre os festejos que estão sendo organizados para comemorar o Jubileu de 300 Anos que marcam o encontro da estátua de Nossa Senhora Aparecida. “As estâncias podem participar dessa festa, na qual esperamos cerca de 50 mil visitantes, durante os dois dias de shows”, salientou.

 

Prefeito Amigo da Criança

A Aprecesp estabeleceu uma parceria com a Fundação Abrinq  com o projeto “Prefeito Amigo da Crianca”. O presidente Fernando Fiory assinou o termo de compromisso com a responsável pelo projeto, Jeniffer Caroline Luiz, na qual a entidade se compromete a busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Próxima reunião

Por fim, os prefeitos presentes acertaram a realização da 3ª Reunião de Prefeitos na Estância de Itu, no dia 1º de agosto. 

 

Assessoria de Imprensa

 Gabriel Pitta

+55 011 99313-4902 

gabrielpitta@ddedigital.com.br

 

Fotos: Flickr

 

Vídeos: Youtube

Autor: 1
Data: 07/05/2017