Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Fundação Florestal assina Convênio com o município de Eldorado

O Convênio prevê, entre outros, o desenvolvimento de planos, programas, projetos e atividades voltados à temática ambiental

 

O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, participou no sábado, 6/4, da 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), realizada no Casa Grande Hotel, na Estância Balneária de Guarujá.

 

Durante o evento, Rodrigo Levkovicz e Durval Adélio de Morais, prefeito de Eldorado, assinaram um Convênio entre a Fundação Florestal e o Município com o objetivo de conjugar esforços com vistas à execução de atividades voltadas à gestão do Núcleo de Visitação da Caverna do Diabo, administrado pela Fundação Florestal.

 

O Convênio prevê o desenvolvimento de planos, programas, projetos e atividades voltados à temática ambiental, realização de atividades educativas e recreativas no ambiente, assim como do fomento à prática do turismo sustentável.

 

A execução das atividades previstas será feita em conjunto pelas duas instituições, devendo ser instituído um Grupo Gestor composto por representantes de ambas. A esse Grupo Gestor caberá colaborar na atualização do Programa de Uso Público do Parque Estadual Caverna do Diabo e acompanhar a sua execução.

 


Metas

As metas entre os partícipes incluem, principalmente, a soma de esforços em aprimorar o transporte público até o parque para que a população possa ter maior convivência com a Unidade de Conservação. Incluem, também, o fomento à visitação; a apresentação das comunidades locais e seus produtos artesanais dentro do núcleo para os visitantes; a elaboração de roteiros turísticos integrando o parque com os atrativos e estrutura que a cidade proporciona, além de melhorias na comunicação e realizar oficinas de capacitação.

 

O Convênio prevê também a promoção de eventos, debates, e o convite a terceiros interessados, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas, para contribuir com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Convênio.

 

O diretor executivo Rodrigo Levkovicz reforça que “as Unidades de Conservação estão abertas para o turismo sustentável. A integração do turismo com as áreas protegidas é de suma importância. Por isso, estamos chamando outros municípios estâncias para parcerias com a Fundação Florestal”.

 

O gestor do PECD, Ives Simões Arnone, avalia que “a parceria com o prefeitura trará benefícios mútuos, com vistas ao desenvolvimento do turismo de base comunitária, maior integração do parque com os munícipes de Eldorado e o fomento as atividades de Educação Ambiental junto a rede pública de ensino local”.

 

Com esta assinatura, serão cinco estâncias que já firmaram parceria em prol do trabalho em conjunto no fomento do turismo. As outras estâncias são Águas da Prata, Ilhabela, Santa Rita e São Sebastião.

 

FONTE: FUNDAÇÃO FLORESTAL

 

Autor: 1
Data: 08/04/2019