Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Amparo, terra de riquezas históricas, naturais e culturais

Quem diria que no interior paulista, entre as cidades do Circuito das Águas Paulista teria uma capital histórica? Isso mesmo, o turista ou visitante que escolher Amparo como destino irá encontrar uma cidade com muitas histórias interessantes para contar, repleta de cultura e até com a rica tradição de grandes eventos musicais marcantes.

Há pouco aconteceu o Festival de Inverno de Amparo, considerado o maior do interior do Estado, que durou mais de três semanas e centenas de atrações apresentadas, distribuídas em vários palcos. Mas, a cidade, que também é uma estância hidromineral, oferece patrimônio tombado, santuários religiosos, além de parques e praças. O visitante pode ainda explorar o ecoturismo, esportes de aventura, turismo rural e inclusive, observação dos astros.

O Polo Astronômico de Amparo – Observatório e Planetário é um grande atrativo para a cidade. Além de visitas escolares, cursos e sessões públicas, está enganado quem pensa que o polo astronômico atinge o interesse apenas de estudiosos. As sessões públicas incluem simulação no planetário, contemplação do céu a olho nu, visita ao observatório e observação com o uso de telescópios. O espaço é privado, uma atração paga e o turista ou visitante deve sempre se precaver com as condições climáticas. Os dias chuvosos interferem na contemplação de tanta beleza e aprendizado do nosso próprio planeta.

Um fato que despertou ainda mais o interesse desta colunista é que a cidade de Amparo dispõe de inúmeros guias turísticos autônomos e agências especializadas. Tanto é que acidade dispõe até de uma profissional turismóloga concursada. Ela sempre pode ser encontrada no Centro de Informações Turísticas, mais conhecido como CIT, localizado bem no Centro. Dentre as agências de turismo, há as especializadas no turismo de aventura e ecoturismo, grande parte dos guias turísticos é cadastrada no CADASTUR, um cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e ainda uma agência, que desenvolve um trabalho tão diferenciado que até premiação já conquistou, cumprindo caminhos e trilhas na região. Este trabalho da agência, Mantiqueira Explore, vale até uma coluna exclusiva por aqui, no Turismo nas Estâncias.

Vista aérea da região central Foto: Prefeitura de Amparo/Divulgação

Voltando às riquezas culturais da cidade, até o dia 1º de outubro está em exposição, na Pinacoteca, a exposição Vida Caipira que explora a riqueza e a profundidade da vida rural por meio dos olhos de diversos artistas. São cinco módulos que valem a pena serem vistos A exposição mergulha nas tradições, na simplicidade e na autenticidade da cultura caipira, capturando a essência desse modo de vida tão significativo para a identidade cultural brasileira. E acabando esta, virá a exposição de fotografias Amparo em Foco, gratuita e acessível até para públicos especiais, de 5 a 8 de outubro, na Estação Mogiana de Amparo, outro ponto turístico e histórico. Ou seja, sempre há novidades culturais visuais, em áudio, palestras e até visitações desta vida cultural na cidade.

E aqui, nem estamos falando dos atrativos públicos e gratuitos da Praça Pádua Salles, da própria Pinacoteca Municipal, do Jardim Público, do Parque Ecológico, do Largo Chico Mendes – Mirante do Cristo Redentor e das fontes de águas naturais.

Praça de alimentação durante festival Foto: Prefeitura

Planetário é uma das atrações Foto: Divulgação

Hospedagem

Amparo possui opções de hospedagens na região central, através de hotéis e pousadas, mas também, possui opções mais afastadas e charmosas. E isso foi realmente necessário, com demanda toda ocupada nas semanas do Festival de Inverno de Amparo. Isso porque, o festival reuniu um público de 500 mil pessoas, gerando um impacto de mais de R$ 41 milhões na economia do município. A iniciativa atraiu um público sete vezes maior do que o número de habitantes da cidade e promoveu um retorno em diversas frentes, como o turismo, a gastronomia, a rede hoteleira, os supermercados e o comércio em geral, além de proporcionar oportunidades de trabalho.

Também por isso, a cidade atraiu novos recursos e empreendimentos privados e públicos. Junto aos privados, podemos citar a tradicional e renomada pastelaria, Copa de Ouro, que até recebeu recente reforma para oferecer mais conforto ao público, até o Restaurante Estação Santo Aleixo, recém-aberto, que funciona de quinta a sábado, com vasto cardápio de uma comida feita com muito amor, capricho e glamour no tempero e, que ainda conta com carta de vinhos dos mais diferentes rótulos e de variados países, incluindo o nosso.

E não podemos deixar de falar mais das inaugurações públicas que vêm pela frente e da mais recente e já inaugurada. Uma harmonia perfeita para a cidade, que oferece grande parte do tempo um céu repleto de estrelas e uma perfeita apreciação com a fonte das águas dançante e luminosa.

Para as próximas colunas sobre a cidade e suas tantas outras novidades, posso dar o seguinte ”spoiler”: falarei sobre as iniciativas educacionais já premiadas e que transformam vidas de crianças, jovens adolescentes e até adultos, em Amparo, através dos trabalhos da Fundação São Pedro, sem fins lucrativos. Ainda, do trabalho diferenciado da agência Mantiqueira Explore e da iniciativa inédita, da Fazenda Atalaia.

Festival de Inverno 2024

A Prefeitura de Amparo informa que a próxima edição já está agendada para os dias 5 a 28 de julho de 2024. Uma enquete foi disponibilizada no link amparo.sp.gov.br/festival2024 para que as pessoas possam sugerir possíveis atrações que se apresentarão no próximo ano do Festival de Inverno. Participe!

Mais informações no site www.amparo.sp.gov.br ou nas redes sociais da Prefeitura de Amparo.
Agradecimento especial à turísmologa, Flora Pereira Flor.

Atrações do Turismo Rural

Trilha no Polo Astronômico

Cachaçarias

    •    FAZENDA BENEDETTI
Segunda a Domingo das 09h às 17h
Pet-friendly
Rod. SP-360, Km 138, Amparo/Serra Negra
CEP: 13902-800
Contato: jorge@fazendabenedetti.com.br / 19 38074848 – 38072147
www.spaziobenedetti.com.br
Instagram @fazendabenedetti
Facebook @fazendabenedetti
● Spazio Benedetti
No Spazio Benedetti você encontra as tradicionais cachaças artesanais, licores, vinhos, mel, doces, sucos, embutidos, artesanatos, entre outros produtos de parceiros da região do circuito das Águas Paulista.

● Café Spazio Benedetti
A cafeteria oferece um cardápio repleto de delícias como sanduíches artesanais, pão com manteiga, bolos caseiros, sucos naturais, chás e o tradicional café sem pressa, coado na hora e feito por você.
● Panetteria Zia Theresa
Padaria artesanal com receitas saborosas e típicas do interior, como: crostolli, bolachinha de leite condensado, bolo caseiro, rocambole com goiabada, empadão e o verdadeiro pão da fazenda, preparado com muito carinho pela Família Benedetti.
● Caixote de piquenique da Fazenda Benedetti (casal)
Caixote de piquenique com 1 espumante, 2 taças de espumante, 1 toalha, 1 kit petisco e 1 caixote de madeira. Todos os itens você leva para casa de recordação.

Reserva por: WhatsApp: 19 9711-4473. Site: https://vzit.com.br/caixote-de-piquenique-da-fazenda-benedetti-casal-
1990?d=2022-02-059.

    •    ESTRADA DO CAFÉ E DA CACHAÇA
Horário de início: 10h30 e 14h00
Duração do passeio: 01h20min aproximadamente
Reserva através do site: https://vzit.com.br/passeio-rural-estrada-do-
cafe-e-da-cachaca-fazenda-benedetti-2176 ou WhatsApp: (19) 97114-4731
Atividades:
1) passeio guiado pela estrada do café e da cachaça dentro da Fazenda
Benedetti (caminhada total de 1,2 km – ida e volta);
2) conhecendo a lavoura de café, história e premiação;
3) degustação do Café sem Pressa; em meio a natureza
(momento para fotos, fazer novos amigos e aproveitar as redes de balanço);
4) conhecendo a lavoura de cana de açúcar com degustação de cana in natura;
5) passagem pelo 1º alambique da fazenda e as histórias do fundador Antônio Benedetti, o Gran Nonno;
6) congraçamento na Tulha da Fazenda, sala totalmente adaptada para você receber todas as explicações sobre a Fazenda Benedetti, as cachaças premiadas, curiosidades e o processo de fabricação, com vídeo e degustação orientada de três tipos de cachaças especiais e exclusivas, com testes sensoriais – até quem não bebe vai adorar. Para as crianças, suco de uva e algumas atrações no passeio.

    •    7) o passeio termina em uma sala de envelhecimento da cachaça chamada Reserva do Gran Nonno, onde você poderá degustar

    •    outros tipos de outras produções da Fazenda, que permite acesso exclusivo, sem filas, ao Spazio Benedetti, lugar de coisas gostosas como doces, queijos, sucos, vinhos, mel, cafés e cachaças especiais, entre outras delícias da roça e de produção regional.

    •    RESERVA DO J
Quinta a Domingo das 11h às 18h
Pet-friendly
Rodovia Amparo / Serra Negra, KM 142,7
Contato: CONTATO@RESERVADOJ.COM.BR / (19) 99717-0052
https://reservadoj.com.br
FB: https://www.facebook.com/reservadoj
Instagram: https://instagram.com/reservadoj
● Alambique visitável com diferentes tipos de barris.
● Restaurante à beira de lago. Ótimo local para ir sem pressa, para conversar e relaxar. Recomenda-se agendamento prévio para o restaurante, informando no momento da reserva se levará pet.

    •    CACHAÇA DA TORRE
Segunda a sexta das 12h às 16h,
Sábado, domingo e feriados das 9h00 às 16h00
Sitio Torre Annunziata, Bairro Areia Branca. (Sentido Bragança Paulista)
Contato: cachacadatorre@gmail.com / (19) 99672-7729
www.cachacadatorre.com.br
FB: Cacachas da torre ltda
Instagram: cachaca_da_torre

● Alambique onde é possível conhecer todo o processo de produção da cachaça a partir de uma conversa com a produtora.
● Loja com cachaças, licores, mel e outros produtos da propriedade e da região.

    •    CACHAÇARIA FINA FLOR
Quarta à Sábado das 10h às 16h.
Estrada Pública Municipal Monte Alegre do Sul 00 km 04 Bairro dos
Limas Amparo SP.
Contato: jpd1909@hotmail.com / (19) 99600-4901
https://www.facebook.com/people/Fina-Flor
● Alambique de produção artesanal de cachaça.
● Loja com cachaças e licores
● Passeio Rural – Caminhos da cachaça Fina Flor
Quinta à sábado 10:00, 11:00, 13:00, 14:00
Reserva:
https://vzit.com.br/caminhos-da-cachaca-fina-flor-3455
Atividades:
Recepção e uma conversa inicial explicativa;

    •    Passeio guiado pela plantação, moenda, alambique e espaço de degustação

    •    Degustação de cachaças e licores de produção própria;

    •    Oportunidade de compras de produtos locais.

As rotas preciosas e de produção caseira dos LATICÍNIOS

    •    FAZENDA ATALAIA
Pet-friendly
Fazenda Atalaia, Rodovia SP-352 (Rod. Antonio Cazalini), Km 137.,
Amparo, São Paulo, Brazil

Contato: contato@fazendaatalaia.com / (19) 99750-8129
www.facebook.com/fazendaatalaia
Instagram: fazendaatalaia
● Loja de Produtos
Todos os dias – 9h-17h
● Almoço
Terça a Domingo, Feriados e Emendas – 12h30-15h30
Massas artesanais com queijos da fazenda
Não é necessário agendar!
● Café da Manhã
Terça a Domingos, Feriados e Emendas – 09h-11h30
Café da manhã integralmente oferecido com produtos de origem.
Não é necessário agendar!
● Visita Histórica Guiada
Finais de semana, Feriados e Emendas – 10h e 14H30
Uma caminhada de aproximadamente 50 minutos pela Fazenda
Não é necessário agendar!
Dica: chegar com pelo menos 15 minutos do horário que antecede a
visita. Ingresso individual.

    •    LATICÍNIO SÃO GABRIEL
Sábado, domingo e feriados das 9h às 17h
Bairro das Posses, Amparo. Próximo ao hotel Big Valley, Serra Negra.
Contato: laticiniossaogabriel@gmail.com / (19) 99868-3396
Instagram: laticiniossaogabriel

● Local de degustação de queijos e visitação a rotina do sitio.
● Venda de produtos autorais: Queijos, Manteigas e Iogurtes. Vende também produtos regionais: Vinícola Carmela, Doces David, Embutidos, Cachaça e mel Flor da Serra.

    •    LATICÍNIO ROSSI
Segunda à sábado 8h às 16h30
Domingo 8h – 12h
Sítio Santa Cruz – Distrito de Três Pontes (Sentido Monte Alegre do Sul)
Contato: lucieneizid@hotmail.com / (19) 99846-1608
Instagram/Facebook: Fazendarossi
● Visitação na ordenha, sitio e horta (com reserva)
● Venda de queijos, manteiga iogurtes e doces.

As rotas preciosas e de produção caseira das VINÍCOLAS

    •    VINÍCOLA CARMELA
Quarta a sábado – 9 às 18h
Domingo – 10 às 16h
Degustação Guiada – Sábado e Domingo das 1h30 às 14h30
Avenida Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, 2.655. Jardim São Roberto, Amparo.
Contato: vinicolacarmela@gmail.com / (19) 97143-8658
https://www.vinicolacarmela.com.br/
Instagram: @vinicolacarmela

● Loja com vinhos, espumantes, frisantes, cosméticos à base de uva,
utensílios e acessórios relacionados à enologia.
● Degustação de Rótulos e conversa sobre a fabricação de vinhos.

    •    VINÍCOLA TERRASSOS
Sexta das 11h às 17h
Sábado das 11h às 19h
Domingo e feriados das 11h às 18h
Pet Friendly (exceto no salão do almoço à la carte e no tour pela fábrica)
Rodovia SP 352 KM 137
Contato: contato@terrassos.com.br / 19-997444094
www.terrassos.com.br
facebook/vinicolaterrassos
instagram/vinicolaterrassos
● Visita livre (consultar valores no site)
● Degustação de rótulos (consultar horários e valores no site)
● Cesta de Almoço e Cesta Entardecer para piquenique na propriedade. Pode ser feita reserva antecipada no site ou por whatsapp. (consultar opções e valores no site)
● Restaurante à la carte. Reservas iniciais para as 12h. Após esse horário, o atendimento será feito por ordem de chegada até as 15h. Pode ser feita reserva antecipada no site ou por whatsapp. (consultar cardápio no site)
● Wine bar de Sexta a Domingo e feriados a partir das 15h. Pode ser feita reserva antecipada no site ou por whatsapp. (consultar cardápio no site)
● HOSPEDAGEM Chalé Jardim dos Amores – 2 pessoas. Casa Aconchegante a 400mt da Vinícola – 6 pessoas. As propriedades devem ser reservadas diretamente pelo Airbnb.
● Tour guiado
Visita guiada pela área externa, jardins, vinhedo, fábrica e adega, culminando em uma deliciosa degustação.

Sexta a domingo e feriados às 11h e as 15h
Duração: 45 minutos
Necessário reserva antecipada. (consultar valores no site)

    •    BELLA ROCCIA
Quarta à segunda 9h às 17h
SP 105 Rodovia Rubens Pupo Pimentel, KM 9. Amparo, SP.
Contato: (19) 98934-6306
Instagram: @sitiosaoluiz.bellaroccia
● Loja com Vinhos, espumantes, licores, cachaças, doces em compota, mel e outros produtos da propriedade, além de outros produtos da região.
● Oferece visita à casa antiga de colonos italianos, ao parreiral e à vinícola.
● Restaurante com massas tradicionais italianas para almoço nos fins de semana e rodízio de pizza às sextas e sábados, com agendamento prévio.

    ◦    

    •    FAMÍLIA CARRA
Segunda a Sábado das 9h00 as 17h00.
Rodovia SP 105, KM 9,5 – Sentido Serra Negra
Contato: (19) 99136-3553 / (19) 97405-2865
https://familiacarra.com.br/index.php
FB: https://www.facebook.com/familiacarra/
Instagram: https://www.instagram.com/familiacarra/
● Loja com Vinhos, Cachaças artesanais e Demi Panachê.

As rotas preciosas das FAZENDAS

    •    FAZENDA ENGENHO
Estrada da Varginha, S/N, Distrito de Arcadas
Contato: (19) 99794-5671 / Contato.paganalimentos@gmail.com
www.engenho.com.br
Instagram: @cafe.trilha @fazendaengnhosp @engenhoeventos
● Uma fazenda da época áurea do Café com arquitetura colonial do século XIX. Foi palco de muita produção de café, seguida por produção de aguardentes e nos últimos 50 anos implantou-se produção leiteira, suinocultura e avicultura. Atualmente produz gado de corte, loca baias equinas e dedica-se ao Turismo oferecendo hospedagem, espaço para eventos, restaurante e trilha ecológica.
● Trilhas ecológicas para caminhadas, bikes, off roads.
● Espaços para contemplações e fotografias de pássaros e animais
silvestres.
● Acesso a baias de cavalos.
● Restaurante com café da manhã gourmet
● Capela Consagrada
● Espaço para eventos
● Hospedagem para até 30 pessoas (10 suítes)   

    •    FAZENDA SANTA AGATHA
SP 360 KM 118,5
Contato: (19) 99612-4024 / mauriciobarrosramos@gmail.com
Facebook e Instagram: Fazenda Santa Agatha Acampamento e
Cavalgada
● Antiga produção de café, uvas de mesa, pera, maçã e gado. Hoje produz Shimeji e compostagem para produtores de cogumelo. Possui de alambique, área com plantação de eucalipto e dedica-se ao turismo rural.
● Trilhas guiadas, mediante a agendamento prévio.

● Atende a eventos
● Possui dois alojamentos com camas para 25 pessoas cada e 2
apartamentos para um casal cada.
● Cozinha completa e refeitório para 110 pessoas com bar e lareira, e salão para churrasco.

    •    FAZENDA PALMARES
Rua Ana Cintra S/N, Bairro Biquinha, Amparo – SP.
Contato: (19) 99659-3499 / Fazenda.palmares@hotmail.com
● Visitas mediante agendamento prévio
● Produz e comercializa Café Gourmet
● Produz e comercializa pequenos volumes de produtos sazonais como abacate, banana, limão e manga.
● Oferece aulas de equitação

As rotas preciosas de SÍTIOS

    •    SÍTIO CACHOEIRA ORGÂNICO
Domingo – manhã
Areia Branca próximo a Embratel
Contato: 11975459055 / Sitiocachoeiraorganico@gmail.com
Facebook e Instagram: @sitio cachoeira orgânico
● Propriedade de 15 hectares localizada na margem do rio Jaguari entre Amparo e Morungaba, no bairro Areia Branca, pertencente a Amparo. Pratica a agricultura orgânica há mais de 10 anos , especialidade tomate italiano e morango.
● Oferta visitação nas estufas, colha e pague de tomate italianos e morangos.

    •    SÍTIO SANTA CRUZ
Segunda ao sábado: 7h30 as 15h30
Domingo: 7h30 as 11h
Distrito de 3 Pontes – Cep.: 13.909-900
Contato: (19) 99669-4044 – Marcos Jose Rossi
● Possui cavalos, cabras, horta, criação de pequenos animais.
● Oferta visita com acompanhamento da retirada de leite.
● Comercializa queijos, manteigas, doce de leite e iogurte.

    •    SÍTIO SANTA CLARA
Domingo das 8h00 as 17h00
Rodovia Benevenutti – Km 28, Amparo/Tuiuti
Contato: Iagoregiani24@gmail.com
● Propriedade rural que cultiva hortaliças, mandiocas, banana, tomate e café.
● Oferece visita com experiência de colheita de hortaliças

Rotas preciosas do CAFÉ COLONIAL

    •    CANTO DO SÍTIO CAFÉ COLONIAL
Sábados, domingos e feriados das 8 às 12h
Sitio São Pedro, Bairro dos Rosas, Amparo
Contato: (19) 997112-2115 / contatodositio@gmail.com
Instagram/Facebook: cantodositio
● Café da manhã colonial com mais de 60 itens no buffet com fogão a lenha. Espaço tranquila e aconchegante em meio a natureza. Amplo estacionamento e fácil acesso. Apenas 400 m da Rodovia que liga Amparo a Morungaba.

Mais das rotas preciosas histórias

– IGREJAS

NOSSA SENHORA DO AMPARO
De Segunda a Sexta feira: das 8h as 10h45 e das 13h as 16h45.
Aos Sábados: das 8h as 11h.
Aos Domingos: as 9h (Missa as 10h) e 18h (Missa as 19h)

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Domingo: as 6h (Missa as 7h).

SÃO BENEDITO
Segunda a Sexta das 16h as 19h (19h Missa)

LEIA+
Autor: Diário Campineiro
Data: 08/10/2023