Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Polo Astronômico de Amparo abre telescópio ao público
O telescópio é geralmente utilizado por pesquisadores e permite visualizar milhões de objetos celestes com pouco brilho.

O Polo Astronômico de Amparo abriu ao público o maior telescópio refletor do Brasil. O equipamento permite que os visitantes tenham uma visão de milhões de objetos celestes.

O instrumento conta com um espelho parabólico como componente óptico principal com 650mm de diâmetro, permitindo visualizar 14 mil vezes mais luz comparado ao olho humano. No Brasil, telescópios desse tipo são voltados exclusivamente para pesquisas.

O diretor do Polo Astronômico, Carlos Eduardo Mariano, explica as diferenças entre os telescópios convencionais e o equipamento disponível em Amparo.

“Basicamente, os telescópios são equipamentos que coletam luz e fornecem imagens ampliadas de objetos distantes. Alguns utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais — são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo.”

Carlos Eduardo Mariano, diretor do Polo Astronômico de Amparo.

O diretor ainda observa que os componentes do telescópio permitem visualizar “milhões de objetos celestes pouco brilhantes, como estrelas, nebulosas e galáxias, que não são visíveis a olho nu”.

O espelho parabólico do telescópio funciona como um “olho”, permitindo uma resolução superior em relação à visão humana.

Além do telescópio de 650mm de abertura, o complexo conta com mais três telescópios refletores de 360mm, 340mm e 200mm de abertura, um refrator de 150mm, e mais dois instrumentos para a observação solar.

Também faz parte do aglomerado astronômico um moderno Planetário Digital montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é usado para simulações de céu estrelado e projeções hemisféricas com alto grau de imersão.

Polo Astronômico de Amparo abre as sessões de visitas aos sábados com ingressos que custam a partir de R$30 (meia entrada) e R$54 (inteira).

Época ideal para conhecer o complexo

Costumeiramente, as típicas noites de inverno dos meses de junho, julho, agosto e setembro são de céu limpo, propícias para observação no Polo Astronômico de Amparo. A Lua e aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias do chamado “céu profundo” são alguns dos destaques do período.
 
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. 

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. As sessões públicas acontecem todos os sábados às 19h e às 21h15, com duas horas de duração cada. 

Durante a semana, são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete. Informações sobre a programação de junho, a agenda especial para o período das férias de julho e valores do ingresso podem ser obtidas pelo site do Polo Astronômico de Amparo.

LEIA+
Autor: Olhar Digital
Data: 09/08/2023