Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Itu (SP): berço da república ou cidade dos exageros
Nove dicas de passeios de uma cidade acolhedora, bem estruturada e ideal para curtir um fim de semana

Itu (SP) o oferece passeios para quem busca diversão, aventura ou sossego. Há diversos parques, praças, bons restaurantes e atrações culturais! A seguir, saiba como visitar a famosa cidade dos exageros.
Por que Itu é conhecida como a cidade dos exageros?
Fundada em 1610, Itu é conhecida como a cidade dos exageros. O município recebeu esse título por causa do humorista Ituano Francisco Flaviano de Almeida. A história começou quando o artista participou de um programa de TV, na década de 1960, chamado “Praça da Alegria”. Na época, Francisco interpretava o personagem Simplício, que narrava histórias de Itu de uma maneira muito exagerada. O personagem dizia que em sua cidade natal “tudo era grande” e possuía um tamanho inexplicável.
Com o passar dos anos, as histórias de Francisco ficaram ainda mais conhecidas no município e no Brasil. Por isso, Itu passou a ser chamada de cidade dos exageros. Atualmente, o destino possui praças e parques repletos de objetos em tamanho gigante para a diversão dos moradores e turistas. Também há uma estátua em homenagem ao comediante.
O que fazer em Itu: 9 passeios para você curtir na cidade
Itu é um destino ideal para todos os públicos, ou seja, oferece ótimos passeios tanto para quem busca sossego como para quem não dispensa uma boa diversão. A cidade possui praças, parques, museus, fazendas e uma gastronomia marcante. Abaixo, confira 9 programas que não podem faltar em seu roteiro:
1. Praça Padre Miguel
A Praça Padre Miguel, também chamada de Praça da Matriz, está localizada na região central de Itu, por isso, é um bom ponto de partida para você iniciar o seu dia de passeios. Nas redondezas, há bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs. Também nessa área, alguns monumentos históricos e casarões antigos ainda muito preservados chamam a atenção dos turistas. Uma curiosidade é que a praça abriga o famoso orelhão gigante de Itu, um ponto turístico muito disputado pelos visitantes.
2. Praça dos Exageros
Na Praça dos Exageros, está a maioria das esculturas gigantes de Itu, portanto é um passeio que não pode faltar em sua viagem. A atração abriga objetos em tamanho exagerado. Esse é o local para tirar várias fotos divertidas! Você encontrará esculturas de óculos, lápis, relógios, insetos, flores e diversos outros objetos lúdicos. Por fim, o espaço está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
3. Igreja de Nossa Senhora da Candelária
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um dos destinos históricos mais visitados da cidade. Um passeio perfeito para conhecer as tradições locais. O centro religioso foi fundado em 1780 e é tombado pelo Iphan devido a sua importância histórico-cultural. No espaço, é possível admirar belas pinturas sacras e decorações em estilo barroco e rococó. As missas são diárias e abertas para o público em geral.
4. Museu Republicano
O Museu Republicano de Itu foi o cenário da primeira Convenção Republicana do Brasil, ou seja, ele possui um grande valor histórico. O espaço conta com um acervo de imagens, registros e obras artísticas que remontam o regime republicano no país, bem como a história da cidade. Os objetos antigos datados do século XIX também chamam a atenção. Nos fundos do museu, existe um pequeno jardim em estilo francês. O espaço está aberto para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados e domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
5. Museu da Energia
Fundado em 1999, o Museu da Energia garante um passeio pela história da iluminação e também promete boas descobertas sobre Itu. O espaço possui uma exposição permanente que retrata o surgimento da energia elétrica por meio de peças, equipamentos e notícias de época. Por fim, é possível visitar o local de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa R$ 4.
6. Parque Geológico do Varvito
O Parque Geológico do Varvito, Fundado em 1995, é um ótimo destino para relaxar e aproveitar a natureza. O local possui uma área de 44 mil m² e expõe as belezas do varvito: uma rocha sedimentar milenar que foi descoberta no município. No local, há um lago natural e trilhas ecológicas. A entrada é gratuita, de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30.
7. Parque Maeda
O Parque Maeda também garante bons momentos pertinho da natureza. O atrativo é uma grande área de lazer que oferece diversas atividades, como playground, piscina, tobogã, jardim japonês e um ótimo restaurante. Além disso, você pode praticar esportes radicais, como o arvorismo. Por fim, o funcionamento é aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. As atividades são pagas e os ingressos são vendidos tanto no local quanto no site do parque.
8. Fazenda do Chocolate
Localizada na zona rural de Itu, a Fazenda do Chocolate é mais um cantinho ideal para passar o dia com a família ou amigos. O local é cercado por belezas naturais e oferece uma série de atrações e passeios incríveis. Além de admirar um belo mirante, você pode cavalgar e interagir com animais do meio rural. A pequena fábrica de chocolate encanta adultos e crianças. Também há lojinhas de produtos caseiros, cafeteria e restaurante. A fazenda está aberta todos os dias, das 8h45 às 17h30. A entrada é gratuita, assim como o estacionamento do local.
9. Restaurantes
No almoço, é hora de parar e experimentar a gastronomia local. A cidade possui excelentes estabelecimentos e pratos deliciosos. A Casa La Primora é muito aconchegante, tem um buffet variado e, de acordo com as avaliações, é a melhor escolha para almoçar em Itu.
Com essas dicas, os passeios incríveis estão garantidos! Para aproveitar melhor a cidade, se possível, escolha viajar entre os meses de maio e setembro, pois, nessa época, o clima é muito agradável e não chove na região.
Onde se hospedar em Itu
Embora seja uma cidade pequena, Itu possui uma rede hoteleira moderna e muito bem equipada. Você encontrará opções aconchegantes, com estrutura familiar ou individual, bem como uma boa diversidade de preço. A seguir, confira algumas sugestões que podem te agradar:
Hotel Ibis Itu Plaza Shopping – $$: essa escolha é ideal para casais, pois os quartos são amplos e confortáveis com um ótimo custo-benefício. O espaço também oferece estacionamento gratuito e possui um restaurante que serve deliciosas refeições. O seu destaque fica por conta da localização, no centro da cidade e próximo ao comércio.
Hotel KK – $$$: com um bom custo-benefício, essa opção é muito escolhida por famílias. Ela possui quartos bem equipados, café da manhã farto, piscina e restaurante. O seu diferencial está no atendimento cordial e acolhedor.
Novotel Itu Terras de São José Golf & Resorts – $$$$$: essa é a hospedagem mais completa de todas. Ela conta com suítes de luxo, um bom restaurante, além de uma área de lazer com muitas atividades. O seu destaque está nas opções de bem-estar, como sauna, academia e serviços de massagem.
Escolha a opção que melhor se encaixa no seu roteiro e orçamento. Todas elas oferecem o aconchego e a cordialidade das cidades interioranas. Com certeza, sua estadia em Itu será muito agradável. Aproveite!

Veja mais
Autor: VIAJALI
Data: 10/10/2022