Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Governo

Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022
Socorro foi uma das 5 iniciativas premiadas por sua capacidade de resiliência em meio à pandemia

No último domingo (10.04), cinco iniciativas foram anunciadas como as grandes vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022. Primeira Cittaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” - da Secretaria Municipal de Turismo de Socorro (SP); BWT - Better World Together 2020/2022 – da BWT Operadora; Conexão Baré – da Braziliando Viagens e Vivências; Vivalá durante a pandemia – da Vivalá; e Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – da Flanar Turismo – subiram ao pódio durante evento realizado na Serra Catarinense.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabenizou os vencedores e ressaltou a importância do Prêmio, que teve o Ministério do Turismo como integrante do júri. “Iniciativas como estas nos inspiram e inspiram outras pessoas a colocarem suas ideias em prática. O Prêmio é um incentivo à inovação no turismo e um importante estímulo para a sustentabilidade do setor no nosso país”, destaca.
A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), contou com mais de 100 inscritos e teve o objetivo de reconhecer iniciativas de superação aos problemas enfrentados pelo setor frente à pandemia de Covid-19. Na edição deste ano, os participantes foram avaliados a partir de um ponto em comum: a resiliência e seus resultados práticos. Foi levada em consideração a capacidade de desenvolverem iniciativas sustentáveis em seus projetos que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia; o impacto positivo nas pessoas e no planeta; e os resultados econômicos.
A pandemia veio e tivemos que interromper o Prêmio por dois anos. Era tempo de cooperação e não de competição. E talvez tenha sido o momento em que tivemos mais oportunidade de colocar em prática tudo o que nós aprendemos do que é ser sustentável”, comentou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, durante o anúncio dos vencedores.

Saiba mais sobre as iniciativas vencedoras:

1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”
Empresa / Organização: Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP

O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais. Uma grande conquista para o município, pelo ineditismo e reconhecimento do seu desenvolvimento territorial, turístico e sustentável.

Veja mais
Autor: GovernoBR
Data: 11/04/2022