Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Conheça os sabores de Campos de Jordão
O LIBERAL esteve presente em quatro casas gastronômicas de Campos do Jordão

A convite do grupo Sabores da Montanha, que explora a gastronomia da Serra da Mantiqueira, o LIBERAL esteve presente em quatro casas gastronômicas de Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, a 270 km de Americana, para conhecer os espaços e o cardápio.
Villa di Phoenix MG 74
A primeira visitada, e também a mais nova, foi o Villa di Phoenix MG 74. Inaugurado no dia 23 de outubro no badalado Alto do Capivari, o restaurante tem como proposta oferecer gastronomia de primeira qualidade com a arte de preparar um bom churrasco usando cortes nobres, uma especialidade do local.
O espaço amplo e moderno, que remete às stakehouses, é um point para quem aprecia carnes, linguiças e bons drinks, que chegam com criatividade à mesa. Dos cortes simples, o cupim, que derrete, surpreende pela maciez e sabor defumado, já que é finalizado utilizando o pit smoker. Dos cortes nobres, o Denver Steak, corte marmorizado da região do acém, é saboroso, bem temperado e executado.
Todas as carnes vêm servidas em tábuas e já cortadas, prontas para irem à boca. Os acompanhamentos não ficam para trás. O arroz biro-biro, a princípio, comum, tem pedaços de bacon crocantes que defumam o arroz e o brócolis, junto com uma batata palha caseira e sequinha.
A linguiça, servida como opção de entrada, pode facilmente deixar de ser o acompanhamento para virar o prato principal. Feitas na grelha, tanto a toscana simples quanto a biquinho são leves e suculentas. A dica é comer essa última com mel. Quando foge do básico, a linguiça vira uma manta recheada com provolone.
Para quem não comem carne e vai pela companhia, o Falafel não decepciona. Os bolinhos possuem tempero envolvente que lembra mesmo as comidas árabes. O homus e rabanete agridoce complementam a experiência.
Além das comidas, a carta de drinks, assinada pela bartender Karina Alvarenga, também surpreende pela combinação criativa e elaborada de ingredientes simples, que elevam o nível dos clássicos.
A Tropicalia, por exemplo, é uma caipirinha com pedaços de morango e kiwi, que aromatizam a cachaça carioca. O gosto que prevalece é do mix passion feito na casa, uma mistura de polpa de laranja e maracujá. O toque especial vai pelo xarope da flor de sabugueiro e o limão siciliano caramelizado, que pode ser comido como uma bala.
Todo o ambiente, o cardápio, apresentação dos pratos e o atendimento tornam o Villa di Phoenix MG 74 o mais novo ponto de referência para carnes em Campos do Jordão e reforçam a característica cultural da cidade: lembrar que, apesar de parecer internacional, a qualidade dos serviços ainda é brasileira.
Endereço: Av. Senador Roberto Simonsen, 249 | Capivari | Atrás do Tênis Clube

Forneria Campos
A Forneria Campos, também no Alto do Capivari, oferece gastronomia italiana, para aproximar o paladar do visual europeu que a cidade oferece. O cardápio é assinado pela chefe Lu Benedicto, formada em Barcelona, na Espanha, e conquistadora de uma estrela Michelin.
O local, amplo e aconchegante, usa do jogo de espelhos e das cores amarelo e preto para valorizar o espaço. Numa falsa área externa existem claraboias no teto, que imitam um deck natural e ao mesmo tempo protegem da chuva desavisada de Campos do Jordão.
Em relação ao cardápio, um dos pratos mais pedidos, com razão, é o nhoque de fondue, recheado com fonduta de queijo e servido com molho pomodoro e crocante de parma.
Uma sugestão para completar a refeição é pedir de entrada os bolinhos de Arancini, recheados com muçarela e risoto e servidos com molho pomodoro; e, de sobremesa, churros feitos na casa e servidos com sorvete de creme e farofa de café, creme de avelã e doce de leite.
Além do Chopp Colorado, o cardápio de drinks se mantém na boa execução dos clássicos, como Manhattan, Mojito, Negroni e Gin Tônica. A Forneria Campos fica na rua Djalma Forjaz, 71.

Officina di Carnes by Bassi
Levar o conceito de churrasco à mesa. É isso que a Officina di Carnes by Bassi faz através de pratos bem servidos com cortes de sabor e qualidade Bassi (linha gourmet de carnes que reúne atributos para conquistar os paladares mais exigentes). A boa ideia, para as noites frias de Campos do Jordão, é dispor as carnes sobre uma chapa para acabar de cozinhar à mesa – de um jeito que não fica com toda aquela fumaça – e, assim, quentes a noite toda.
A carne degustada que usa dessa técnica é o bife de ancho. A costela bovina já vem servida pronta com batatas rústicas e a suculenta panceta vem na frigideira, do fogão à mesa. Todos os acompanhamentos são gostosos. Provados e aprovados.
O destaque, surpreendente, vai para a salada com alface americana, tomate cereja, queijo de cabra e lâminas de amêndoas. Apesar de simples, de alguma maneira o sabor fica mágico e leve para acompanhar um jantar carnívoro tarde da noite.
A Officina di Carnes conta com música ao vivo, ambiente parcialmente fechado, dentro do estabelecimento, e aberto, na calçada da Praça São Benedito, onde fica localizada. Ela é a loja 03, de número, 45, na Vila Capivari.

Villa di Phoenix
Além de irmão especialista em carnes existe ainda o Villa di Phoenix, já conhecido e conceituado na cidade. Sua fachada alta e as luzes internas, que fazem o charme da decoração junto às plantas e aquecedores, são um convite para entrar e conhecer a boa gastronomia de Campos do Jordão.
Com um ótimo custo benefício, todos os pratos degustados são bem servidos e executados. Das entradas, várias opções são vegetarianas e deliciosas, como a bruschetta com tomate confitado e pesto, camembert de forno com mel dentro do pão italiano, dadinhos de tapioca e os bolinhos de mix de cogumelos, para quem ama shimeji e shitake.
Para os fãs de carne, a tábua de espetinhos, com um de cada tipo, e os mini hambúrgueres de linguiça artesanal são imperdíveis.  Os pratos principais são uma surpresa, tanto no quesito apresentação quanto quantidade e sabor. O carneiro empanado servido com risoto de beterraba – um dos poucos pratos em que a beterraba não rouba o sabor – é uma dica para quem chega para o almoço com fome.
Outra boa pedida é o salmão ao maracujá com risoto de palmito. As postas são generosas e o arroz é saboroso. O cupim, assado por 16 horas, com risoto e farofa também é uma dica para quem gosta de combinar o rústico com o refinado. O Villa di Phoenix fica na Rua Djalma Forjaz, 89, no Capivari.

Veja mais
Autor: O Liberal
Data: 11/12/2021