Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Cuestas paulistas são boas opções para relaxar
São Pedro traz novidades para a alta temporada

Após um período de quase dois anos sem poder viajar de forma seguras, o Turismo começa a pegar a estrada novamente. Entre as opções que o Estradas separou para quem é apaixonado por morros, colinas, ecoturismo, aventura, cachoeiras, tirolesa, off road, balonismo e voo livre, entre outros atrativos, estão Pardinho e São Pedro, no interior paulista.
Nessa alta temporada, a estância turística localizada na encosta da Serra do Itaqueri, região de rara beleza natural no interior de São Paulo, começou com novidades. As escadarias do Parque do Cristo, um dos principais atrativos do destino, que oferece uma vista privilegiada da serra, ganharam pinturas artísticas, entre outras melhorias.
A Praça Gustavo Teixeira, outro ponto de visitação, recebeu o letreiro com a frase “Eu amo São Pedro”, que é perfeito para selfies de fazer inveja. Na gastronomia, estabelecimentos localizados no alto da serra ampliaram seus espaços e serviços. Tomar café ou almoçar contemplando a natureza e respirando o ar puro, cada vez mais é o programa que não pode faltar na visita a São Pedro.
Além das belezas naturais, que atraem famílias para contemplação e atividades de ecoturismo e turismo de aventura (cachoeiras, tirolesa, off road, balonismo e voo livre), São Pedro abriga um dos  parques aquáticos mais visitados do estado de São Paulo, que possui estrutura de lazer e entretenimento.
A estância está pronta para a retomada das atividades turísticas após um longo tempo de restrições por conta da pandemia do coronavírus. Neste período, o Posto de Atendimento ao Turista foi totalmente repaginado e ganhou identidade visual com logomarca e fotos de atrativos da estância turística. A Avenida Imigrantes, a principal de São Pedro, recebeu novo projeto paisagístico e está toda florida.
A iluminação da Avenida Imigrantes, principal acesso à cidade, foi renovada com lâmpadas LED, mais eficiente e econômica, além de proporcionar maior segurança aos moradores e visitantes.
O Parque do Cristo, além das pinturas nas escadarias, passou por uma manutenção de toda sua estrutura e agora tem playground, o que atende às famílias com crianças que visitam São Pedro.
De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, o turismo regional está em alta. Atualmente, a cidade conta com aproximadamente três mil leitos que, em feriados, chegam a 90% de ocupação.
No alto da serra
A Venda do Brílio, aberta há 50 anos, inicialmente um armazém para atender aos moradores da zona rural e que, com o passar do tempo, tornou-se um point dos motociclistas, é exemplo do quanto o “turista está subindo a serra”. O café servido aos domingos ganhou fama na região toda.
Nos finais de semana, o local recebe até 500 pessoas por dia, mas sem perder a característica de café caipira, de mesa farta bem ao estilo de “casa da vó”. Com o aumento dos clientes, o restaurante foi aberto para o almoço.
Recentemente, foram montadas mesas debaixo das árvores porque o salão não era suficiente e os turistas aprovaram o novo espaço. O carro-chefe do restaurante da Venda do Blilio é o costelão assado, um corte Angus.
Outra novidade de São Pedro no alto da serra é a Estação da Cachaça. O estabelecimento, aberto há dois anos, envelhece a bebida que está no seu nome, mas o forte da casa é outro. É a cafeteria e a doceria.
Turistas de  várias localidades vão para São Pedro para contemplar a Serra do Itaqueri e tomar um café caprichado no local. “As pessoas vêm para cá para se reunir, se confraternizar e tomar um café especial. Temos também a coxinha mais famosa da região”, conta Juliano de Santis, proprietário da casa.
Juliano conta que irá ampliar a casa até o Carnaval. A meta é que o estabelecimento seja, por si só, um grande atrativo de São Pedro para famílias e grupos de amigos.
Na cidade, café da manhã é um forte atrativo de São Pedro. Na cidade, outro empreendimento, o Quintal da Serra, oferece café colonial rural todos os sábados e domingos pela manhã.
O bufê, com mais de 50 itens, inclui polenta, almôndega de frango, cuscuz, linguiça caseira, salgados, ovos, pão de queijo, além de frutas, frios, bolos, tortas e doces feitos – estes últimos três, todos caseiros.
O carro-chefe é a torta de frango, uma receita da família e que faz muito  sucesso, conta João Pedro de Brito Lima Valicente, que comanda a casa ao lado de sua mãe. “Somos um café colonial rural. Inclusive, o bufê quente é servido no fogão a lenha no meio do salão. Mas como nosso cardápio tem várias opções salgadas, realmente é um brunch. Quem vem para tomar café, já sai almoçado”, diz.
Além de bufê farto, outro atrativo é o lugar. O Quintal da Serra funciona numa casa com amplo jardim, numa área muito tranquila, bastante verde e é pet frindely. “As pessoas comentam muito sobre a paz que reina no Quintal da Serra. E é isso: um grande quintal aos pés da serra com ótima comida”, frisa Valicente. Ele conta que é uma empresa familiar, que sua mãe, em 2011, começou a cozinhar para fora.
Fez tanto sucesso que chegou a ter uma rotisseria no centro de  São Pedro, mas em 2019 decidiram investir num café colonial. Agora, com a flexibilização das restrições, o movimento vem aumentando mês a mês. Por final de semana, entre 200 e 250 pessoas passam pelo Quintal da Serra.

 

 

Veja mais
Autor: Estradas.com.br
Data: 14/12/2021