Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Que tal conhecer pontos turísticos e históricos de Itanhaém?

Com tantos atrativos em um só lugar, Itanhaém é um dos destinos mais bonitos do litoral paulista. Confira abaixo nossas principais atrações.

CENTRO HISTÓRICO – Sendo um ambiente de Cultura e História, o local é conhecido por abrigar três importantes pontos turísticos: a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e o Museu Conceição de Itanhaém (antiga Casa de Câmara e Cadeia). Os atrativos chamam a atenção pela originalidade e preservação. Faz parte do cenário também o Monumento a Anchieta, uma homenagem a São José de Anchieta. O local fica na Praça Narciso de Andrade, Centro.

IGREJA MATRIZ – A Igreja Matriz de Sant’Anna foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

GRUTA – Destino certo para os visitantes que desejam ter um momento tranquilo e de fé é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, próxima à entrada da Passarela de Anchieta. O monumento fica localizada entre a Praia do Cibratel e a Praia dos Sonhos.

CAMA E PASSARELA DE ANCHIETA – É um dos pontos mais visitados de Itanhaém. O local é acessado por uma passarela de 220 metros e, ao longo do caminho, é possível observar cada detalhe de uma paisagem que une verde e as ondas do mar. Ao final, é onde se encontra a Cama de Anchieta, formação rochosa histórica onde São José de Anchieta repousava.

PAINÉIS – Um museu a céu aberto. Essa é a característica dada pelas pessoas que conhecem os Painéis de Anchieta, localizados no alto do Morro Paranambuco. Foram desenhadas nos reservatórios d’água do morro imagens que contam a história de José de Anchieta, produzidas com pastilhas de vidro. O projeto foi elaborado com a intenção de compor uma sequência de imagens que eternize a trajetória de São José de Anchieta.

MORRO DO PARANAMBUCO – O Morro do Paranambuco fica entre a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Praia do Cibratel.  Além da vista mar e o cheiro de maresia, o local proporciona uma visão parcial da Cidade. Quem passa pelo local também conhece as enormes pedras que o cercam. As rochas formam o famoso “Portal Místico”, cercado de histórias relacionadas com a ufologia, já que muitas pessoas já relataram a aparição de seres e luzes sobrenaturais.

PINACOTECA – O local destinado a exposições, cursos, bate-papos, oficinas e valorização das obras produzidas por artistas locais fica na Praça Carlos Botelho, no Centro, e estará realizando a exposição “Dona Laura do Quilombo” para a celebração do Mês da Consciência Negra. A mostra fica até o dia 26/11 com o funcionamento das 10 às 16 horas, de segunda a sábado, incluindo os feriados.

GABINETE DE LEITURA – O Gabinete de Leitura José Rosendo é um importante equipamento Cultural criado por intelectuais de Itanhaém ainda no século XIX, entre seus fundadores está Benedito Calixto. O Gabinete está aberto ao público, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas, para pesquisas e exposições. Toda quarta há duas sessões de filmes no local: às 14h45, com o Pontos Mis, e às 18 horas, com o Cine Clube Carlos Miranda.

Veja mais
Autor:
Data: 15/11/2022