Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

São Pedro é opção para relaxar nas festas de final de ano
Cidade tem diversas atrações no fim de ano além de atrativos turísticos

Vai ter folga no Natal ou no Ano Novo e ainda não decidiu para onde ir? Considere recarregar as baterias na Serra do Itaqueri, longe do movimento e do barulho. A cidade de São Pedro, a 170 quilômetros de Ribeirão Preto, com pouco mais de 36 mil habitantes, é um destino tranquilo, perfeito para apreciar a natureza. Segundo a assessoria que promove o turismo na região, ainda há vagas para se hospedar por lá nas festas.
As atrações incluem passeio de bondinho para ver a decoração natalina e a casinha do Papai Noel, assistir coral nas escadarias da igreja, exposição de presépios feitos manualmente, música nas feiras e praças. A decoração natalina, em vários pontos da cidade e em atrativos turísticos, como no Portal de Entrada da Avenida Imigrantes e na Praça Gustavo Teixeira, é um espetáculo durante o dia e à noite.  
Ainda tem a programação musical de final de ano, com shows na Feira do Artesanato, Feira do Produtor e Coreto da Praça Gustavo Teixeira. No Museu Gustavo Teixeira, além de show, recital de piano e contação de estórias, tem exposição de presépios artesanais, resultado de um concurso feito pela Prefeitura de São Pedro. Especialmente para as crianças, Papai Noel chegará a São Pedro no dia 23, às 20h30, na Praça Gustavo Teixeira.  
Em São Pedro, o turista encontra diversidade e qualidade em hospedagem. São pousadas de diferentes perfis na cidade e na zona rural, hotéis no centro, hotéis-fazenda para quem quer descansar com toda estrutura, spa para quem quer mesmo é relaxar e campings que sempre tem público cativo. É escolher a opção, cidade ou natureza, e programar a viagem. 

Atrativos turísticos  
Atrações turísticas na cidade é o que não faltam. As crianças vão amar passar o dia no Thermas Water Park, o 8.º parque aquáticos mais visitado da América Latina. A impressão de estar em uma praia é presente na piscina de ondas, a maior do Estado de São Paulo. Rendem ainda muitos cliques a bordo de uma réplica em tamanho real do navio "Galeão Pérola Negra", que faz parte do cenário. 
Outro atrativo é o Parque Marcelo Golinelli, convite para ver a um pôr do sol inesquecível do alto da serra nos mirantes estrategicamente posicionados. Do alto, se tem a vista privilegiada de uma das mais belas paisagens do Estado de São Paulo. A estância é a única entre as 13 cidades da região turística que oferece voos de balonismo, parapente e asa-delta, por isso atrai visitantes também dos outros destinos. 
Um dos pontos mais visitados pelos turistas é o Parque do Cristo, também no alto da serra, onde costumam fazer parada ao pé de uma grande imagem e em sua escadaria que retrata as belezas naturais. Para o Réveillon, ainda no alto, uma sugestão é o Bar da Rampa, que foi reformado e terá programação musical na noite da virada. "Como é na serra e oferece uma vista magnífica, é uma opção perfeita para quem quer ver os fogos nas cidades da região, como Piracicaba, mas longe do barulho e da movimentação", explica Rogério Boaventura, proprietário da casa, que reabriu no último dia 11.
No alto da serra, a Venda do Brilio é parada obrigatória. O café servido aos domingos ganhou fama em toda região, principalmente entre motociclistas e famílias. Mas o costelão não fica atrás. O prato, servido com arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca, é divino. "O segredo é o corte especial de boi da raça Angus e assado lentamente. São seis horas no bafo para depois finalizar na brasa", conta Cléber Fabiano Zanette, dono do estabelecimento que abrirá todo o período entre Natal e Réveillon, com exceção das quartas-feiras. 
Também na serra outra sugestão é a Estação da Cachaça. A casa envelhece e vende a bebida que está no seu nome, mas o café coado na hora, que vai bem com a coxinha deliciosa do local ou um lanche de pão de queijo recheado, é perfeito para o passeio da tarde. No fundo da cafeteria ainda tem lojinha de artesanato com diversas opções de lembrancinhas. No dia 24, abre das 8h às 17h e reabre dia 26, no mesmo horário.  
Para quem quer começar 2022 comendo muito bem, a sugestão é o Café Colonial Rural do Quintal da Serra. Instalado num casarão com amplo jardim, neste final de ano funcionará nos dias 28, 29 e 30 e, depois, reabre no dia 2 de janeiro. O buffet, com mais de 50 itens, inclui polenta, almôndega de frango, cuscuz, linguiça caseira, salgados, ovos, pão de queijo, além de frutas, frios, bolos, tortas e doces feitos - estes últimos três, todos caseiros. 

Veja mais
Autor: A CIDADE ON
Data: 15/12/2021