Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Praia do Tombo: tudo azul na praia preferida dos surfistas
Praia é considerada Bandeira Azul por oferecer águas limpas e ótima infraestrutura

Com pouco mais de 800 metros de extensão e localizada entre a Praia das Astúrias e a Praia do Guaiúba, a Praia do Tombo é o point dos surfistas no Guarujá. 
Mas não é só por isso que ela é conhecida. A Praia do Tombo também é uma das poucas no Brasil e a única do Estado de São Paulo que é considerada 'bandeira azul', por contar com uma ótima balneabilidade, entre outros critérios. 
Como é a Praia do Tombo?
Praia de águas claras e ondas fortes, não é à toa que a Praia do Tombo é a preferida dos surfistas no Guarujá. Ela é, inclusive, palco para campeonatos de surfe de nível técnico alto. 
Seu nome também não é em vão. Praias assim tem como característica a profundidade aumentar de forma abrupta, logo depois de começar a caminhar em direção ao mar, inclusive com alguns buracos. Dessa maneira, as ondas chegam fortes à orla, o que acaba causando a queda, ou “tombos”, dos mais desavisados ou sem tanta firmeza nas pernas, como é o caso de crianças e idosos. Logo, é preciso sempre um cuidado redobrado ao se banhar em suas águas.
Em 2010 a Praia do Tombo recebeu pela primeira vez a 'bandeira azul', prêmio internacional para praias que atendem a uma série de critérios. Ela vem conseguindo receber a certificação todos os anos desde então, inclusive para esta próxima temporada, 2021/2022. 
Um júri internacional avalia 32 critérios para conceder o título. Entre eles estão a ótima qualidade da água, a segurança, a acessibilidade, a gestão ambiental, o turismo sustentável e a infraestrutura de apoio ao turista. 
O que fazer na Praia do Tombo?
A Praia do Tombo fica relativamente próxima ao centro do Guarujá, mas costuma ser bem mais tranquila que suas vizinhas, como a Praia das Astúrias, por exemplo. Sendo assim, se torna uma ótima opção para quem quer fugir um pouco da agitação. 
Pelo fato de ser uma praia de fortes ondas, acaba não atraindo tanto famílias com crianças pequenas. Seu público é composto mais por jovens ou quem está em busca apenas de tranquilidade e belas paisagens. 
Não deixe de fazer uma boa caminhada aproveitando o visual ou mesmo curtir um passeio de bike na ciclovia. 
Na orla existem muitos quiosques. E, se você já se perguntou o que tem de bom para se fazer nas noites na Praia do Tombo, está aí a resposta. Esses quiosques costumam ficar abertos até altas horas e contam com música ao vivo, para alegria dos grupos de jovens. 
Há ainda no bairro diversas opções de bares, restaurantes e sorveterias. E, qualquer coisa que não encontre, é só dar um pulo na Praia das Pitangueiras, que é bem próxima, e conta com um completo comércio. 
Outro passeio imperdível é ir até o Mirante das Galhetas, que fica no Morro da Caixa D’Água, entre a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo. O mirante fica suspenso a 45 metros do nível do mar e conta com um piso de vidro, conhecido como skywalker, oferecendo uma experiência única ao visitante. A estrutura é a primeira do tipo na Baixada Santista e o local já virou a sensação entre os turistas no Guarujá.
Lá de cima dá para ter uma vista panorâmica de toda a Praia do Tombo. No Mirante das Galhetas também é possível praticar voo livre e voo de parapente. O acesso ao local é feito pela rua Alexandre Migues Rodrigues. 
Como chegar até a Praia do Tombo?
Se depois de ler todas essas dicas você não vê a hora de ir visitar a Praia do Tombo, saiba agora como acessá-la.
Quem parte da capital paulista rumo ao Guarujá vai percorrer pouco menos de 100 km, entre o Sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). 
Para quem está na cidade de Santos ou vem de cidades como São Vicente e Praia Grande, a opção é a travessia de balsa na altura do bairro Ponta da Praia. Uma dica para quem optar por esse caminho é acessar o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. Lá é possível ter acesso a informações sobre as condições da travessia, tempo de espera, além de câmeras ao vivo.
Já dentro da cidade do Guarujá, utilizar o transporte público para se locomover entre as diversas praias é uma opção econômica e eficiente. Para ter informações sobre itinerário das linhas é só acessar o site da empresa responsável pelos ônibus urbanos.

Veja mais
Autor: COSTA NORTE
Data: 16/11/2021