Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Diário do Turismo: O Turismo de aventura busca bons parceiros no Brasil

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT*

 

O Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado de 27 a 30 de setembro no Centro Cultural de Brotas (SP), ofereceu, de uma maneira geral, métodos de promoção para aumentar a capacidade de pequenos negócios em comercializar seus produtos; apresentação de cases e ferramentas de gestão para melhorar a capacidade gerencial das empresas do segmento; palestras inspiradoras e a oportunidade para assinaturas de parceiras já existentes. “Creio que todos saímos fortalecidos deste congresso técnico. Tudo correu conforme o previsto e, a partir de agora, vamos continuar batalhando pelo segmento de turismo de aventura e ecoturismo no Brasil”, disse Evandro Schultz, presidente da Abeta.

No ponto de parcerias estratégicas, a reportagem do DIÁRIO constatou que a integração institucional é o grande segredo para a profissionalização do setor de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil. Assim, destaca abaixo a participação e o envolvimento de alguns parceiros na realização do congresso.

 

SEBRAE

Com credibilidade nacional e internacional, o Sebrae é um dos grandes apoiadores de políticas para o Ecoturismo e Turismo de Aventura. Muitos resultados existem graças ao trabalho empenhado de profissionais da entidade. Um exemplo: em 2015, os brasileiros ganharam uma nova certificação de peso, a Norma ABNT NBR 15285 (Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal) que passou a se classificar junto à ISO (Organização Internacional de Normalização). “É um trabalho muito bacana que estamos desenvolvendo em prol da profissionalização do turismo de aventura e para o Brasil. Tal processo valoriza e traz, ainda mais, credibilidade para o setor“, comenta ao DIÁRIO, Leonardo Persi, coordenador de normalização da ABETA e consultor do Sebrae Ribeirão Preto.

 

Três Coroas (RS)

Situada numa área de 166 Km² e localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Três Coroas é a maior rota turística do Rio Grande do Sul. Desde a fundação do município, desenvolveu-se de forma a sustentar diferenças étnico-culturais, arregimentando também italianos e lusos, além de ter preservado os recursos naturais que hoje lhe rendem a alcunha de Cidade Verde. É palco de uma diversidade cultural que impressiona por sua harmonia. As diversas etnias que buscam prosperar nesta terra produzem riquezas nas tradições, costumes, idiomas, gastronomia e traços arquitetônicos do município.

 

Socorro (SP)

Outro destino paulista que comemora bons resultados com o turismo de aventura e ecoturismo é Socorro. O município brasileiro enxergou no turismo uma oportunidade. Com natureza privilegiada e exuberante na Serra da Mantiqueira, possui clima ameno no verão e no inverno. A elevações e os desníveis do terreno criaram incríveis rios de corredeira, como o Rio do Peixe e belas cachoeiras. Além disso tem fontes de água mineral, mirantes no topo de montes e um empresariado que atua em conjunto e em prol do turismo. Quem está à frente do governo de Socorro é André Bozola, que também preside a Aprecesp na gestão atual.

 

ABROTUR

Brotas não é conhecida como a capital nacional da aventura por uma questão meramente geográfica. O trabalho de profissionalização do segmento aconteceu através do associativismo, ou seja, Brotas encontrou o caminho do desenvolvimento sustentável e a ABROTUR, associação de empresas de turismo de Brotas e região, conseguiu enxergar isso. A entidade existe informalmente desde 2004 e tem como objetivo fortalecer o destino turístico, procurando harmonizar as exigências ambientais, econômicas e sociais do mundo moderno. São 51 associados de Brotas e 2 da vizinha São Pedro, mais 22 benfeitores que trabalham juntos em prol do turismo regional. “Apoiar o congresso técnico de turismo de aventura e ecoturismo em Brotas é uma conquista para todos. Sabemos que nosso segmento precisa de mais representantes e estamos aqui para o que precisarem”, pontuou Rodrigo Saldanha, presidente da Associação de Turismo de Brotas (Abrotur).

 

Aprecesp

Criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista, a Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos. Atualmente congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. O DIÁRIO conversou Lorraine Lopes, gerente institucional da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo para saber um pouco mais sobre a instituição.

“A Aprecesp reúne 70 estâncias paulistas e agora passará a ter uma rotatividade. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 32/2012 que foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no final de abril, abriu-se um leque para que mais 140 cidades do Estado se habilitem à categoria de Municípios de Interesse Turístico (MIT)”, disse Lorraine. A gerente da Aprecesp ainda comentou que a partir de agora muitos municípios deverão fazer uma espécie de lição de casa e terão um prazo para avaliações. “Se os municípios paulistas quiserem continuar como estâncias deverão cumprir algumas ações de políticas públicas e infraestruturas básicas em prol do turismo. Àquelas cidades interessadas em ingressar também deverão cumprir alguns requisitos”, finalizou ao DIÁRIO. Existe uma excelente parceria da Aprecesp com a Abeta para promoção do turismo de aventura e ecoturismo no Estado de São Paulo.

 

*O repórter viajou a convite da Abeta.

 

Fonte: Diário do Turismo

Autor: 3
Data: 19/10/2015