Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Socorro recebe I Fórum Aprecesp de Sustentabilidade

No dia 24 de Novembro, a partir das 13h30, a cidade de socorro recebe o primeiro fórum Aprecesp de Sustentabilidade Municipal. Realizado pela Aprecesp em parceria com Instituto Acqua Brasil, o evento tem como objetivo debater questões fundamentais.

O evento reunirá Prefeitos de diversas cidades do Estado de São Paulo e especialistas que discutirão temas fundamentais para a sustentabilidade Municipal. Dentre eles: Desenvolvimento sustentável de Comunidades (ISSO 37120), Crise Hídrica, Resíduos sólidos, Educação ambiental, cidades Sustentáveis, Turismo Ambiental entre muitos outros.

“Embora óbvio, poucas pessoas tomam para si a responsabilidade compartilhada de salvar o futuro da nossa espécie. Diante da realidade que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, e para isto basta olhar para nosso país onde chove o dobro do que nos EUA e se encontra sob alerta vermelho em um recurso que até então parecia infindo. Assim como a madeira, que no século passado era abundante e pouco valia, quanto vale um metro cúbico de madeira de lei hoje? Não só a água, o petróleo, minérios, espécies animais e vegetais estão sendo consumidos acima da razoabilidade. O planeta terra é finito, assim como seus recursos e espécies”, afirma os organizadores do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@aprecesp.com.br.

SOBRE APRECESP

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista.

SOBRE INSTITUTO ACQUA BRASIL

O Instituto Acqua Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins lucrativos e tem por objetivo desenvolver projetos sociais nas áreas de educação, saúde e meio ambiente que colaborem de forma integrada com a preservação dos recursos hídricos. O Instituto é formado por um grupo interdisciplinar que tem como ponto de convergência o respeito pela água e o compartilhamento de ideias e práticas sustentáveis que promovam a mudança de comportamento das pessoas em relação ao ambiente em que vivem.

 

Sobre os palestrantes:

GIOVANNI JORGE CHECCHIN Publicitário, Produtor Cultural e Ambientalista, Profissional de Marketing e Biólogo, foi coordenador de produção do Festival de Águas Claras e do projeto Pantanal Alerta Brasil, é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, presidente do Instituto Acqua Brasil e Coordenador de Programação e Comunicação da Unibes Cultural.

ROSA RAMOS Advogada e Administradora de Empresas, foi por 12 anos membro do CONSEMA- Conselho Estadual de Meio Ambiente onde participou ativamente da elaboração das legislaçãoes das Bacias Hidrograficas de São Paulo, do Plano Estadual de Residuos Solidos e da Lei Complementar 140/2011, representando a OAB-SP, é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente e Diretora do Comitê de Responsabilidade Social – CORES - da FIESP, é Membro do COMUGESAN – Conselho Municipal de Gestão Ambiental de Santo André, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Santo André, Vice-Presidente da Comissão do Direito a Educação.

MARCOS CASADO Engenheiro civil com especialização em Administração e Gestão Ambiental, trabalhou como engenheiro residente, orçamentista e coordenador em obras comerciais, residenciais e industriais. Foi Diretor Técnico e Educacional do Green Building Council Brasil, onde disseminou o conceito da construção sustentável e da certificação LEED em todo o Brasil. Atualmente é Diretor Técnico e Comercial na Sustentech Desenvolvimento Sustentável, empresa com mais de 200 projetos em certificação LEED, AQUA e PROCEL. Coordena os cursos de Pós Graduação em Construções Sustentáveis e o de Cidades, Bairros e Condomínios Sustentáveis do INBEC /UNICID, atuando também como professor.

ANDRÉ XAVIER Arquiteto-Urbanista com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, MBA em Gestão de Projetos. Profissional Acreditado LEED BD+C AP (2009), LEED ND AP (2011), Envision Sustainability Professional (2013), GreenRoads Sustainable Transportation Professional (2014). Ampla experiência em projetos arquitetura e complementares, coordenação de projetos e gestão de obras. Atuou desde 2008 como consultor de sustentabilidade em mais de 100 projetos no Brasil (LEED, AQUA, BREEAM Communities, Envision e PBE Edifica) de diversas tipologias e escalas (Arenas, Shopping Centers, Bairros, Centros Logísticos e Hospitais.

Dr. D’ARCY JOHN DORNAN Desenvolveu e dirigiu programas e aulas em cursos de turismo e hospitalidade (graduação e pósgraduação) nos EUA e na França (on campus e online), além de representara entidade internacional GSTC (Global Sustainable Tourism Council) no Brasil e fazer parte do Comitê de Pesquisa e Educação da The International Ecoturism Society. Atuou no Brasil como pesquisador visitante com o Centro nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universidade de São Paulo e é o fundador e diretor da Turism Hospitality & Education Solutions, tendo participado do desenvolvimento de programas e palestras no Senac São Paulo.

MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA REALI ESPOSITO Advogada, Professora da Escola Superior de Advocacia da OABSP; Pós-graduada em Direito do Estado; Membro do FEESP-Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Conselheira Titular do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, representando a OAB-SP; membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, Diretora Administrativa e Fundadora do INDIP-Instituto Nacional de Direito Público; Presidente da Comissão de Direitos á Educação e Informação da OABSP; Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da OAB Penha de França.

ALEX CHUNG É CEO da Portal Solution - SAMSUNG SAMJUNG. Especializado em negociação, tem liderado transações entre os maiores Grupos Brasileiros e Estrangeiros (principalmente Coreanos, Chineses, Americanos e europeus), e também consultor em negociação com fundos de pensão, grupos e fundos de investimento. Especialista na direção, reorganização e reestruturação de unidades de negócios, com sólida “expertise” das várias áreas do negócio: Financeira, Operacional, Logística, Marketing e Comercial operando negócios de grande porte.

MAURICIO BROINIZI PEREIRA, é doutor em História Econômica pela USP, Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Fotos: FLICKR

Autor: 3
Data: 19/11/2015