Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Salesópolis (SP)um hotspot da observação de aves
O Sitio Macuquinho foi feito para a observação de aves e hoje recebe observadores do Brasil e do Exterior

Por Susana e Wagner Coppede - Salesópolis (SP) entrou definitivamente no foco dos observadores de aves em 2014, quando o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola) foi formalmente descrito e recebeu oficialmente seu nome. Na verdade, a descoberta dessa nova espécie se deu em 2004, quando o canto chamou a atenção do ornitólogo Dante Buzzetti nos brejos de Mogi das Cruzes. Após diversos estudos vocais, genéticos e de plumagem, foi demonstrado que o bicudinho de São Paulo era diferente do bicudinho-do-brejo paranaense (Formicivora acutirostris).

Assim que o bicudinho-do-brejo-paulista foi reconhecido como espécie, já entrou para a lista do Ministério do Meio Ambiente como “criticamente ameaçada de extinção”. O problema é que ele habita áreas muito vulneráveis de brejos naturais, que estão desaparecendo ou sendo poluídos.

Essa pequena ave foi descoberta próxima ao maior centro metropolitano da América do Sul, São Paulo, e atualmente possui registros no WikiAves nos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Guararema, São José dos Campos e Santa Branca.

Em 2019, foi criado o Refúgio de Vida Silvestre do Bicudinho, em Guararema, com 2.372 hectares e em 2022 iniciou-se o processo para criação do Refúgio do Bicudinho do Brejo em Salesópolis.

Graças aos serviços de guia e do esforço de divulgação do amigo Elvis Japão, mais de 60% dos registros fotográficos da espécie no WikiAves foram feitos na cidade de Salesópolis.

A construção de um local para os observadores de aves
Nós fizemos muitas passarinhadas em Salesópolis, inicialmente motivados pelo bicudinho-do-brejo-paulista e, posteriormente, para explorar outras espécies no local, sempre guiados pelo Elvis Japão. Até 2020, somente era possível se hospedar e fazer as refeições na cidade, mas o aumento da procura pelos observadores de aves motivou o Japão e sua esposa Nanda a construírem um local para os observadores de aves. Nasceu assim o Sitio Macuquinho, a realização de um grande sonho do casal e um presente para os observadores de aves do Brasil e do exterior.

O Sitio Macuquinho
O Sitio Macuquinho foi construído na área rural de Salesópolis e possui ótimas suítes para hospedagem, com café da manhã e refeições. O comedouro é frequentado por espécies da Mata Atlântica, tais como saíra-sete-cores, saíra-amarela, saíra-douradinha, saí-azul, tiê-sangue, saíra-lagarta, gaturamo-verdadeiro, tecelão, catirumbava, tiê-preto, sanhaço-de-encontro-amarelo e muitas outras. Até o saí-de-pernas-pretas, que é uma ave relativamente difícil de ser observada, aparece.

O Sitio possui trilhas muito bem conservadas ao longo da propriedade, além de uma confortável casinha de mata para observação e fotografia de aves como o inhambuguaçu, pariri e juriti-pupu.

O Japão e a Nanda destinaram um espaço exclusivo para beija-flores bem em frente à pousada, com muitas flores, bebedouros e um esguicho d’água para eles se refrescarem. Nesse espaço já foram registradas 17 espécies, mas é praticamente morada fixa do beija-flor-tesoura, do beija-flor-de-veste-preta, do beija-flor-cinza, da estrelinha-ametista, do beija-flor-de-peito-azul, do beija-flor-de-banda-branca, do beija-flor-preto, do beija-flor-rubi, do beija-flor-de-papo-branco, do rabo-branco-de-garganta-rajada, do rabo-branco-acanelado, do beija-flor-preto e o do beija-flor-de-fronte-violeta.

Esse espaço de beija-flores é um paraíso para a Susana, que é apaixonada pela fotografia dessas aves. Ela passa horas e dias à espera da melhor luz e na busca da foto com eles em voo e com a asinha congelada – a foto perfeita. Se o observador der um pouquinho de sorte, ele ainda pode fotografar a coruja murucututu (Pulsatrix perspicillata), que tem vários registros no sítio, ou o tão desejado chibante (Laniisoma elegans), que já foi fotografado em frente à pousada, ou ainda o sagui-caveirinha (Callithrix aurita), espécie endêmica da Mata Atlântica e ameaçado de extinção.

O Sitio Macuquinho é um empreendimento que foi feito para a observação de aves e hoje recebe a visita de observadores do Brasil e do Exterior.

Salesópolis, que sempre foi conhecida por ter em seu território a nascente do rio Tietê, pode agora se orgulhar também por abrigar parte da pequena população do bicudinho-do-brejo-paulista.

Veja mais
Autor:
Data: 19/12/2022