Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Aprecesp

APRECESP é recebida no Vale Europeu Catarinense

Uma comitiva formada por prefeitos e representantes da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP/SP) — com participação também de integrantes da ADETUR/PR e da CIDENNF/RJ — realizou, nos dias 17 e 18 de junho de 2026, visita técnica ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Timbó, Santa Catarina. O objetivo foi conhecer de perto o modelo de governança regional implementado no Vale Europeu Catarinense, referência em desenvolvimento sustentável do turismo e fortalecimento de circuitos territoriais.

A comitiva foi composta pela prefeita de Paraibuna, Heloisa Antunes, pelo prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, pelo prefeito de Ibiúna, Mário Pires, além de Renato Camargo e Márcia Azeredo, da APRECESP.

A recepção ocorreu na sede do CIMVI por Arlete Regilene Scoz, gestora de Cultura, Turismo e do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC) do CIMVI. A programação incluiu apresentação institucional do Consórcio e do setor de Turismo e Cultura, apresentação da Instância de Governança Regional (IGR) do Vale Europeu, e demonstração do Sistema FAZER OQ, com visita aos totens instalados na região. O grupo também participou de reunião técnica sobre projetos em andamento no CIMVI.

No segundo dia da visita, em Blumenau, a agenda seguiu com reunião na Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) com prefeitos da região, com pauta voltada a concessões, além de visita à Vila Germânica acompanhada pela Secretaria de Turismo local, com foco em eventos.

A visita integra os esforços da APRECESP em ampliar o intercâmbio de boas práticas entre regiões turísticas brasileiras, contribuindo para a qualificação da governança e da gestão do turismo nas estâncias paulistas.

Autor:
Data: 20/06/2026